sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Funcionário chinês suspeito de corrupção tinha em casa 25 milhões de euros




Pequim, 31 out (Lusa) - Procuradores chineses apreenderam mais de 200 milhões de yuans (cerca de 25 milhões de euros) em dinheiro em casa de um alto funcionário suspeito de corrupção, anunciou hoje a imprensa oficial.

Foi a maior apreensão do género desde a fundação da Republica Popular da China, há 65 anos, e ocorreu na casa de Wei Pengyuan, vice-diretor de um departamento da Administração Nacional de Energia, disse um responsável da Procuradoria-geral Popular citado pela agência noticiosa Xinhua.

Aquele serviço é tutelado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal organismo de planeamento económico da China e um dos mais atingidos pela campanha anticorrupção em curso no país.

Onze funcionários da Comissão, entre os quais um antigo vice-diretor, Liu Tienan, que tinha um estatuto equivalente a vice-ministro, foram já punidos.

O combate à corrupção é encarado pela atual liderança chinesa como uma "luta de vida ou de morte" para restaurar a credibilidade do Partido Comunista e assegurar a sua permanência no poder.

Nos primeiros nove meses deste ano, cerca de 13.400 funcionários foram punidos por corrupção, disse tambem a Xinhua.
AC // JPS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana