sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ÍNDIA E MOÇAMBIQUE CELEBRAM ACORDO PARA EXPLORAR GÁS NATURAL




31 de Outubro de 2014, 11:38

O governo indiano anunciou ontem um acordo com Maputo, para a cooperação no sector do gás e petróleo, após as enormes descobertas de hidrocarbonetos em Moçambique.

Numa declaração ontem divulgada pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), o governo indiano recorda que o país "está estrategicamente localizado perto da Índia, o que é ideal para trazer gás natural".

"A participação de empresas energéticas indianas vai facilitar o acesso ao gás natural liquefeito (LNG, sigla em Inglês) ao crescente mercado de gás indiano", acrescenta o governo indiano.

O acordo foi celebrado na quarta-feira, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro indiano, Shri Narendra Modi, em Nova Deli.

O protocolo agora celebrado visa o aumento da cooperação entre os dois países e promove o investimento, aumentando o diálogo e facilitando a transferência tecnológica.

Nos últimos cinco anos, os estudos indicam que as reservas de gás natural no norte de Moçambique atingem os 200 biliões de metros cúbicos mas para explorar esta quantidade de hidrocarbonetos será necessário um investimento de 39 mil milhões de euros.

As empresas de exploração petrolífera em Moçambique estão a tentar cumprir o prazo para fazer o primeiro carregamento em 2018.

O objetivo é liquidificar o gás natural na zona da bacia do Rovuma e a empresa norte-americana Anadarko Petroleum Corporation pretende canalizar o gás para Palma, na província moçambicana Cabo Delgado, onde será processado.

Por seu turno, a multinacional petrolífera italiana ENI está a tentar construir uma plataforma flutuante para produzir LNG.

Iniciadas as exportações, Moçambique tornar-se-á um dos principais produtores mundiais de LNG.

Na semana passada o governo moçambicano apelou às empresas para a exploração de 15 novos blocos, correspondendo a 76.800 quilómetros quadrados, na tentativa de encontrar gás e petróleo.

Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana