sábado, 15 de novembro de 2014

Angola: EMPRESA DE LIMPEZA GANHA 50 MIL USD/MÊS NA CAIXA SOCIAL DO MININT


clicar para ampliar
PICO DA CORRUPÇÃO

Folha 8, 15 novembro 2014

A MARY MARY LDA, Limpeza e Higiene, com uma facturação/mês de USD 50.000,00 (cinquen­ta mil dólares); A DERINAIRA LDA, moto boys, factura mensalmente USD 15.000,00 (quinze mil dólares).

O caricato, segundo a fonte do F8, é nenhuma das empresas atrás citadas, possuirem alvará comercial, logo, não pagam im­postos. “Mas isto não importa, para a Caixa Social do Interior, tão pouco para o ministro, por­quanto as pessoas estão conota­das, nomeadamente, a sobrinha, Sandra Montenegro, a Neidi Pimentel e o Rui Vilhena”.

DIRECTOR DÁ CONTRATO DE 1 MILHÃO USD AO FILHO E CARRO PÚBLICO

E numa clara demons­tração das primeiras servirem interesses dos titulares do ministério, o director é acusado de não deixar os créditos to­dos em mãos alheias e vai daí, contrata a empresa COMPUSERV LDA, de montagem de cabos de informática, pertencente a um dos seus filhos, Miguel Kimanima, que teve um contrato de prestação de serviço, avaliado em cerca de USD 1.000.000,00 (um milhão de dólares).

“A Caixa Social é respon­sável pelas pensões de re­forma, de sobrevivência, subsídio por morte, ex­-Minse, pagamentos de alguns contratos com os condomínio Acácias, lmo­gestin e a conta corrente, portanto tem muitas con­tas e movimenta muito dinheiro, logo, nos espanta que o ministro não saiba de todos estes desvios”, disse ao F8, o economista Júlio Dante. (clicar imagem para ampliar)

A fonte de financiamen­to da Caixa Social, são o Orçamento Geral do Estado e os descontos mensais realizados nos salários dos efectivos do regime de carreira espe­cial da Polícia Nacional, SME, Seviços Prisionais e Serviços de Bombeiros que rondam cerca de USD 30.000.000,00 (trinta mi­lhões de dólares/mês).

“Eles como viram que exis­te um descontentamento, para calar a boca dos tra­balhadores, decidiram dar viaturas Hiunday Accent, a três quadros das Finan­ças, para estes ficarem calados. Mas logo depois numa clara demonstração de nepotismo, o director comprou mais uma via­tura para o seu filho Mi­guel Kimanima, que, por sua vez, ordenou a finan­ceira que lhe entregasse USD 6.500,00 (seis mil e quinhentos dólares) para compra de jantes espe­ciais, música e uma capota. É assim que os reformados vêem o seu dinheiro a ser esbanjado”.

É pois dentro deste qua­dro, denuncia a fonte, que um técnico médio, afecto ao departamento de Fi­nanças, conhecedor destas trapaças, tendo contraí­do matrimónio em 2013, enedereça uma carta, em Abril, deste ano, em jeito de chantagem, solicitando a devolução dos valores gastos no seu casamento e, caraicatamente, a Cai­xa Social do Ministério do Interior concedeu-lhe a quantia certa de USD 15.000,00 (quinze mil dó­lares).

Durante mais de uma se­mana, F8 tentou entrar em contacto com o director-geral da Caixa de Protec­ção Social do Ministério do Interior, mas sem su­cesso, pois este tinha os telefones indisponíveis e outras vezes sem atender.

Uma instituição que de­veria ter nobreza nos seus actos, confunde-se com um covil de larápios, onde vigora a tese: ROUBAR É UM DIREITO REVOLU­CIONÁRIO.

*Continua na próxima edição

Sem comentários:

Mais lidas da semana