terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Angola: DEPUTADOS USURPAM SUBSÍDIOS DOS MOTORISTAS




Centro de Integridade Pública afirma que a maioria dos deputados não paga aos motoristas os Kz 134 mil que recebem do Estado para esse efeito

Um estudo feito pelo Centro de Integridade Pública (CIP) revela que os deputados da Assembleia Nacional têm estado a apropriar-se indevidamente dos Kz 134 mil atribuídos pelo Estado para o pagamento de salários dos motoristas que transportam os parlamentares, noticiou o jornal O Crime.

Segundo motoristas dos deputados ouvidos pelo Centro, pelo facto de os representantes do povo não prestarem contas dos valores monetários que recebem dos cofres do Estado, não entregam o valor aos seus motoristas.

“Sabemos que o parlamento dá Kz 134 mil para nos pagar, mas alguns de nós recebem valores inferiores a este e não sabemos onde podemos denunciar porque eles tentam fazer  transparecer que nos estão a fazer um favor”, lamentou um motorista.

De acordo com o estudo, entre os oito deputados da CASA-CE, apenas dois aceitaram falar sobre o caso, quatro deputados da UNITA tiveram o mesmo comportamento, no universo de 32, e entre os 175 parlamentares do MPLA, apenas cinco aceitaram falar.

Lindo Bernardo Tito (CASA-CE), um dos deputados escutados pelo Centro, disse que utiliza o agente de segurança atribuído pela Unidade Protocolar para conduzir a sua viatura e usa o subsídio de motorista para outros fins.

Durante a conversa mantida entre o deputado e o Centro, Lindo Bernardo Tito justificou que destina o referido subsídio aos seus dois filhos que dão apoio à família com a viatura doméstica que lhe foi atribuída pelo Estado.

Outro que também não tem motorista é o deputado pela bancada parlamentar da UNITA, Mfuca Muzemba, que diz utilizar os Kz 134 mil para outros fins. “Ao ser questionado pelo Centro sobre o destino que dá a tal montante, afirmou ter cabimentado o subsídio para o resto dos funcionários que a casa tem”, diz o relatório.

Ainda de acordo com o documento, o deputado do MPLA, Sérgio Luther Rescova paga mensalmente ao motorista Kz 80 mil, dos 134 mil que recebe. Na conversa com Rescova, o mesmo disse que seu condutor é mais que um motorista. “O que mais me preocupa é o tratamento humano que ele precisa e sempre que posso tento ajudá-lo”, referiu.

Os motoristas, por seu lado, lamentam o comportamento dos parlamentares: “ O que vamos fazer? Se são eles a quem nós votamos, vamos recorrer mais a quem”, clamou um outro motorista.

Há quem paga

No entanto, de acordo com o CIP, a deputada Albertina Navemba Ngolo, da UNITA, paga ao funcionário que a transporta o valor completo. Durante o diálogo, a deputada realçou que o facto dela ser religiosa a impede de roubar o pouco dinheiro atribuído ao motorista.

“É sim. Era um valor de Kz 124  mil e foi reajustado a Kz 134 mil , que como religiosa não posso deixar de pagar”, disse.

O CIP é um projecto de jornalistas que visa investigar, fiscalizar e denunciar actos contra integridade pública em Angola. O órgão também tem a missão de comparar os discursos dos titulares de cargos públicos com a realidade.

Rede Angola


Sem comentários:

Mais lidas da semana