quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

DEPUTADO DE MACAU CRITICA CONCESSÕES DE TERRENOS SEM CONCURSO PÚBLICO




Macau, China, 17 dez (Lusa) - O deputado à Assembleia Legislativa (AL) da Região Administrativa Especial de Macau Ng Kuok Cheong alertou hoje para situações de "clientelismo" associadas a concessões de terrenos pelo Governo local sem realização de concurso público.

Segundo o deputado, desde a transferência da administração de Macau de Portugal para a China em 1999, foram concedidos mais de 300 terrenos, mas apenas três através de concurso público.

Ng Kuok Cheong disse, durante uma sessão da AL, que foram concedidos "terrenos a preços de saldo a determinados promotores, isto é, a pessoas que estão no poder e utilizam as suas competências para aplicar o clientelismo".

O deputado lembrou que a dispensa de consulta só pode ser autorizada pelo chefe do Executivo e é, em teoria, destinada a situações excecionais, apesar de em Macau ser habitual.

O pró-democrata estabeleceu uma relação entre esta situação e a atual impossibilidade de a população eleger diretamente o chefe do Governo e denunciou o favorecimento pelo chefe do Executivo dos membros do pequeno colégio eleitoral que o escolhem.

"Em locais onde o dirigente máximo é eleito por sufrágio direto, este tem muito cuidado quando aplica esta competência. Como o chefe do Executivo é eleito apenas por um pequeno grupo de pessoas, terá de conceder os terrenos a preços de saldo ao referido pequeno grupo de pessoas ilustres", acusou Ng Kuok Cheong, acrescentando que "essas pessoas lucram com a construção de hotéis e apartamentos de luxo e algumas atrasam o desenvolvimento de terrenos".

Atualmente, o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau é eleito por um comité de 400 membros, alguns deles ligados ao ramo da construção.

ISG // JMR

Sem comentários:

Mais lidas da semana