terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Economia de Macau vai crescer em 2014, mas entrou em recessão técnica




Macau, China, 02 dez (Lusa) - A economia de Macau vai crescer em 2014 entre 4 a 5% num movimento suportado pelos investimentos feitos na indústria do jogo e com o Produto Interno Bruto a registar crescimento negativo no último trimestre.

Em declarações à agência Lusa, o economista Albano Martins preconiza uma queda do Produto Interno Bruto entre 1 e 2% no último trimestre do ano, no que será o segundo trimestre de crescimento negativo homólogo do PIB depois de entre julho e setembro a economia ter contraído 2,1%.

Apesar da entrada em recessão técnica, Albano Martins lembra que a economia só não registará em 2014 uma evolução negativa devido aos enormes crescimentos das receitas de jogo nos primeiros cinco meses do ano e porque a formação bruta de capital fixo nos novos espaços de jogo que os seis operadores estão a realizar em Macau, contribui para atenuar o efeito dos decréscimos das receitas de jogo que se verificam desde junho.

A formação bruta de capital fixo total cresceu 30,9% no primeiro trimestre, 52,7% no segundo e 38,1% no terceiro trimestre, explicou o economista ao salientar que para o período de setembro a outubro o crescimento poderá atingir os 54%.

"Com estes elementos a economia vai manter-se em crescimento em 2014, mas apenas sustentada pelos investimentos em novos espaços de jogo desde o segundo semestre", sublinhou.

Já para 2015 e com fatores de comparação muito elevados nos primeiros cinco meses no que toca às receitas dos casinos, Albano Martins volta a apontar para crescimentos negativos do PIB e sustenta que os efeitos económicos não serão mais graves porque ao longo do próximo ano, os operadores de jogo irão continuar a investir nos novos complexos, o que vai beneficiar a economia.

JCS // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana