quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estados Unidos pedem precaução aos seus cidadãos na Tailândia após relatório da CIA




Banguecoque, 10 dez (Lusa) - A embaixada dos Estados Unidos na Tailândia pediu hoje aos seus cidadãos para tomarem precauções contra eventuais surtos de violência depois da divulgação de um relatório que revela torturas da CIA a suspeitos de terrorismo.

"Podem surgir protestos e manifestações de violência contra os Estados Unidos e os seus cidadãos", alertou a embaixada em Banguecoque através de correio eletrónico.

Um relatório do Senado norte-americano, divulgado após cinco anos de investigações, indica que a CIA levou a cabo interrogatórios "mais brutais" do que tinha admitido anteriormente, nos anos após o ataque de 11 de setembro de 2001.

O documento analisa o uso de métodos de interrogatório a suspeitos e membros da Al-Qaida detidos em instalações secretas na Europa e na Ásia nos oito anos após os atentados em Nova Iorque.

Apesar de não haver informação específica sobre a Tailândia, os meios de comunicação tailandeses têm mencionado 'rumores' que apontam para a localização de instalações secretas utilizadas pelos Estados Unidos no norte do país.

Estas informações foram, até agora, negadas pelos vários governos tailandeses.

ISG // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana