segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Israel: 800 personalidades pedem a países europeus reconhecimento do Estado palestino



Opera Mundi, São Paulo

Carta foi assinada por escritores proeminentes, como Amos Oz e David Grossman, e também por intelectuais como o Prêmio Nobel da Economia Daniel Kahneman

Uma carta assinada por mais de 800 personalidades e intelectuais de Israel deve chegar aos parlamentos da Bélgica, Dinamarca e Irlanda nesta segunda-feira (08/12) para pedir o reconhecimento do Estado palestino por parte dos países europeus, segundo reportou o Haaretz.

Escritores israelenses proeminentes como Amos Oz, David Grossman e A.B. Yeshua participaram do abaixo-assinado, bem como o ganhador do Nobel da Economia em 2002, Daniel Kahneman, o ex-porta-voz do Knesset (Parlamento de Israel) Ayraham Burg e o ex-ministro da Educação Yossi Sarid.

“A iniciativa de reconhecimento do Estado palestino vai avançar as perspectivas de paz e encorajar palestinos e israelenses a resolver o conflito”, apela a carta.

Os parlamentos dos países europeus para os quais a carta foi enviada devem colocar o assunto em pauta nesta semana. No caso da Dinamarca, por exemplo,é esperado que seja a primeira vez que Copenhague discuta o reconhecimento do Estado Palestino nos próximos dias.

Na semana passada, a Assembleia Nacional da França adotou uma resolução para convidar o Governo francês a reconhecer o Estado palestino “a fim de obter uma solução definitiva do conflito”.

A decisão vem em meio a uma escalada de impaciência dos países europeus com os processos de paz entre israelenses e palestinos. Em novembro, o Congresso da Espanha incitou o Governo a reconhecer  o Estado palestino, um movimento semelhante que aconteceu no Reino Unido.

Somado a esse panorama, a Suécia reconheceu oficialmente a Palestina como Estado independente, em outubro deste ano.

Na foto: Em 2011, palestinos tentaram reconhecimento histórico 65 anos após primeira divisão da ONU na região.

Leia mais em Opera Mundi

Sem comentários:

Mais lidas da semana