terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Timor-Leste: PRODUÇÃO DA BAYU UNDAN DIMINUI




O chefe da bancada da Fretilin, o deputado Aniceto Guterres informa que o resultado das receitas de petróleo deste ano em Bayu Undan e Kitan diminuiram consideravelmente e vai ter o seu fim em 2021, informa o jornal Suara Timor Lorosa’e.

O responsável salientou ainda que o nível de despesas em Timor-Leste tem a tendência a aumentar, e a negociação do Greater Sunrise ainda não está clara, criando incerteza. E salientou ainda que o Estado prometeu aumentar as receitas domésticas e reduzir as despesas desnecessárias, mas segundo o resultado dos dados sobre a execução das receitas domésticas, tem a tendência a aumentar mas não com valores consideráveis e de forma lenta, com a justificação de não tirar dinheiro do rendimento sustentável estimado a partir do ano de 2018.

Na mesma ocasião o primeiro ministro Xanana Gusmão disse que Timor-Leste não tem somente os recursos do Bayu Undan, mas tem também o seu próprio petróleo e gás, o que significa que irá haver companhias que virão explorar esta riqueza. E acrescentou que se esse petróleo acabar então porquê se vai realizar o mega projecto de base de abastecimento, refinaria e LNG em Beasu?

Por outro lado o ministro do petróleo e de recursos minerais, Alfredo Pires informa que em 2021 o petróleo não vai acabar, mas sim o contrato com a companhia ConocoPhillips. E explicou ainda que esse petróleo está dividivido em duas partes, a parte líquida até 2022 e o gás até 2026. Neste momento está a decorrer quatro perfurações na terceira fase, e está a decorrer de forma positiva.

“Devemos tentar explorar outros lugares que têm petróleo. E temos que gerir bem o dinheiro, para termos um bom futuro”, disse Alfredo Pires.

SAPO TL com STL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana