Díli,
22 jan (Lusa) - O acordo final de concessão para a construção e gestão do Porto
de Tibar, nos arredores de Díli, Timor-Leste, orçado em, deverá ser apresentado
este mês aos candidatos concorrentes, incluindo a portuguesa Mota Engil.
Em
causa está uma parceria público-privada para a construção e gestão durante 30
anos do Porto de Tibar, orçado em 400 milhões de dólares (344 milhões de euros)
e para o qual o consórcio entre a Mota Engil Ambiente e Serviços, Mota Engil
Engenharia e Construção e a belga Besix Group é um dos quatro candidatos
pré-qualificados.
Estão
ainda pré-qualificados a inglesa POSNCO, subsidiária da DP World, do Dubai, a
filipina ICTSI e a francesa Bollore Consortium.
Segundo
o calendário atualizado do projeto, fornecido à Lusa pela International Finance
Corporation (IFC) - do grupo do Banco Mundial - os quatro candidatos
apresentaram até 07 de janeiro último os seus comentários sobre a versão
revista do acordo de concessão.
Até
final de janeiro, a versão final do acordo deverá ser apresentada às quatro
candidatas que têm depois até final de março para apresentar as ofertas
técnicas e financeiras.
A
avaliação das candidaturas deverá estar terminada no final de abril com a
decisão da concessão a ser tomada em maio.
A
parceria público-privada com o Governo timorense prevê uma concessão de 30 anos
para a construção, operação e manutenção do porto de Tibar. O Governo espera
que o porto de Tibar esteja construído e as operações se iniciem entre 2016 e
2017.
Segundo
o executivo, o novo porto terá capacidade para um milhão de toneladas por ano e
com possibilidade de receber embarcações comerciais e de passageiros.
O
projeto inclui a construção de uma estrada entre Díli e Tibar, de um molhe, de
instalações em terra, bem como sistemas de drenagem.
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// VM
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