sábado, 3 de janeiro de 2015

Governo de Moçambique quer recensear 170 mil jovens para o serviço militar




O Ministério da Defesa moçambicano anunciou hoje a meta de recensear 170 mil jovens para o Serviço Militar Obrigatório, durante o censo militar a decorrer em todo o país entre os dias 05 do corrente e 28 de fevereiro.

Em comunicado enviado à Lusa, o Ministério da Defesa moçambicano diz que, além do território nacional, o recenseamento militar vai decorrer igualmente nas missões diplomáticas e consulares de Moçambique no estrangeiro.

"Nos termos da lei, o cidadão que não se apresentar ao recenseamento militar e não regularizar a sua situação militar é considerado faltoso e fica sujeito a sanções nos termos da lei", refere a nota de imprensa.

No comunicado, são exortados todos os jovens com idade entre 18 e 35 anos a afluírem em massa aos postos de recenseamento militar para a regularização da sua situação militar.

Entre os 170 mil jovens que se poderão recensear para o SMO, serão recrutados os que vão ingressar no Serviço Cívico de Moçambique, uma instituição criada pelo Governo com o intuito de desenvolver atividades de carácter administrativo, assistencial, cultural e económico, em substituição ou complemento do Serviço Militar para todos os cidadãos aptos não sujeitos a deveres militares.

O recenseamento militar em Moçambique não resulta imediatamente na incorporação, uma vez que o ingresso no exército está condicionado a provas de aptidão, ficando o remanescente dos mancebos numa lista de espera.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana