sábado, 17 de janeiro de 2015

Indonésia nega pedido de clemência de Dilma Rousseff para brasileiros condenados




O Presidente indonésio, Joko Widodo, negou o pedido feito por telefone pela chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff, pela clemência a dois brasileiros condenados à morte, anunciou a Presidência do Brasil.

A execução por pelotão de fuzilamento de Marco Archer Cardoso Moreira, condenado por tráfico de drogas em 2013, está prevista para hoje às 17h, hora portuguesa. O outro brasileiro que espera no corredor da morte do país é Rodrigo Muxfeldt Gularte.

A Presidente «ressaltou ter consciência da gravidade dos crimes cometidos pelos brasileiros» e «respeitar a soberania da Indonésia e do seu sistema judiciário, mas como Chefe de Estado e como mãe, fazia esse apelo por razões eminentemente humanitárias», lê-se na nota.

Rousseff afirmou ainda que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte e que o seu «enfático apelo pessoal expressava o sentimento da sociedade brasileira».

O presidente Joko Widodo respondeu que compreende a preocupação de Rousseff com o brasileiros, mas não pode suspender a sentença de Cardoso Moreira, pois «todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei, e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal», diz-se na nota do governo de Rousseff.

A chefe de Estado brasileira lamentou a decisão de Widodo e afirmou que a execução irá «gerar comoção no Brasil e terá repercussão negativa para a relação bilateral».

TSF – Na foto: Marco Archer Cardoso Moreira - Reuters / Beawihorta



Brasil apela ao papa Francisco por clemência a condenado à morte na Indonésia

Brasília, 16 jan (Lusa) - O Brasil encaminhou à representação da Santa Sé no país um dossier com detalhes do caso do cidadão brasileiro condenado à morte na Indonésia, com a intenção de que o documento chegue ao papa Francisco e ele possa interceder.

"Foi-me assegurado que [o dossier] seria enviado à Secretaria de Estado do Vaticano para que Sua Santidade pudesse interceder em favor de uma atitude de clemência por parte do governo indonésio", disse o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, citado pela Agência Brasil.

A execução de Marco Archer Cardoso Moreira, condenado por tráfico de drogas em 2013, está prevista para este fim de semana, por fuzilamento. Há ainda outro brasileiro que espera no corredor da morte do país, Rodrigo Muxfeldt Gularte.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, falou hoje por telefone com o seu homólogo indonésio Joko Widodo, pedindo clemência aos condenados à morte, mas o apelo não foi atendido.

Marco Aurélio Garcia chegou a afirmar, em conversa com jornalistas em Brasília, que é preciso esperar que "um milagre" possa reverter a situação.

FYB // EL

Mais atualização a publicar em PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana