quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Portugal - BES. BdP quer maximizar Novo Banco "sacrificando clientes lesados"




O Partido Socialista (PS) acusou hoje o Banco de Portugal (BdP) de ter como preocupação "maximizar" o valor do Novo Banco para uma futura venda "se necessário sacrificando" clientes do BES lesados, nomeadamente, no papel comercial.

A entidade liderada por Carlos Costa, diz o deputado socialista João Galamba, pretende maximizar o valor do Novo Banco "se necessário sacrificando clientes do BES, a sua própria palavra, os seus próprios compromissos, a credibilidade".

O socialista falava na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) e dirigia-se ao presidente da Associação de Defesa dos Clientes Bancários Lesados, Ricardo Ângelo, que está a ser ouvido desde as 16:00.

"Na medida das nossas possibilidades colocaremos sempre estas questões e ficaremos a aguardar a resposta do senhor governador", declarou João Galamba, também membro do Secretariado Nacional do PS.

No arranque da audição, o presidente da comissão, Fernando Negrão (PSD), enalteceu o "sinal político de peso" que consiste na audição das associações de clientes lesados com a queda do banco.

"Este é um sinal político de peso para quem tem de decidir a vossa situação. É uma mensagem de desejo de que se comece a criar uma solução para o vosso problema que é obviamente um problema grave que nos preocupa a todos", vincou, sublinhando que houve unanimidade na chamada das associações ao parlamento.

Os partidos fizeram várias questões aos responsáveis lesados e pediram informações sobre a situação em torno do papel comercial investido.

Ainda hoje, depois de Ricardo Ângelo e da associação dos lesados no papel comercial, será ouvido no parlamento Luis Vieira, presidente da Associação de Defesa dos Clientes Bancários (ABESD).

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana