segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Portugal: PETIÇÃO PARA INVESTIGAR SUBMARINOS DESAPARECE NO PARLAMENTO



Nuno Miguel Ropio – Jornal de Notícias

Onde para a petição, que exige um inquérito parlamentar à compra dos submarinos, entregue via eletrónica, no site do Parlamento, a 22 de janeiro? Mais de 15 dias depois, a Assembleia da República (AR) garante que ali não entrou o texto assinado por 10 mil pessoas, exigindo que a comissão parlamentar de inquérito à compra de equipamentos militares fosse reaberta e se focasse somente na aquisição dos dois submarinos alemães - Tridente e Arpão.

Ao JN, fonte oficial ligada à presidente Assunção Esteves garantiu que, com base em informação disponibilizada pelos "serviços", "na plataforma das petições online da AR não entrou nada".

Segundo Rui Martins, um dos autores, que tem comprovativo de que a submissão do documento no site da AR foi feita com sucesso, o cenário é inesperado, mas não surpreendeu: "tendo em conta o texto, que alude a novos dados sobre o caso, como as reuniões do Grupo Espírito Santo, são capazes de o descartarem antes de ser admitido". Daí que tenha repetido o envio, após ser confrontado pelo JN com a resposta da AR. "O documento teve origem numa carta com 8000 assinaturas, entregue à Procuradoria-Geral da República, no início de janeiro, contra o arquivamento do caso. Aí tivemos logo resposta", explicou, ao JN, Rui Martins, autor de outras petições que chegaram ao Parlamento no passado.

Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa

Sem comentários:

Mais lidas da semana