terça-feira, 24 de março de 2015

MACAU COM MAIS DE 400 CASOS DE TUBERCULOSE POR ANO




Macau, China, 24 mar (Lusa) -- Macau continua a detetar mais de 400 novos casos de tuberculose por ano, figurando num "nível moderado", indicam dados divulgados pelos Serviços de Saúde, a propósito do Dia Mundial da Tuberculose, que hoje se assinala.

Segundo os Serviços de Saúde, desde 1999, tem vindo a registar-se "uma diminuição permanente da taxa de incidência e mortalidade", constando-se uma tendência de aumento gradual de casos de tuberculose multirresistente (MDR-TB) complicados por infeção pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que, em todo o mundo, são cerca de nove milhões as pessoas que sofrem com a doença, das quais três milhões não conseguiram ter acesso aos tratamentos necessários.

Desde 1997 e em linha com as instruções da OMS, Macau adotou o programa de tratamento de padrões internacionais e o Tratamento de Observação Direta (DOTS, em inglês), cujos resultados têm sido "exemplares", segundo os Serviços de Saúde.

"A taxa de sucesso do tratamento de casos de tuberculose atingiu mais de 90%. De acordo com a estimativa da OMS, e em comparação com 1990, a taxa de incidência da tuberculose em Macau registou uma descida de 20%, a taxa de morbilidade 31% e a taxa de mortalidade 72% em 2013", referem os Serviços de Saúde, em comunicado, no qual admitem, porém, que Macau precisa de envidar "maiores esforços" no âmbito da prevenção e tratamento da doença.

DM // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana