terça-feira, 31 de março de 2015

Portugal – Lisboa. Carris e Metro em greve no mesmo dia. Saiba quando




Os dois operadores de transportes públicos mais utilizados por quem trabalha em Lisboa têm uma greve agendada para o mesmo dia.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes confirmou à Rádio Renascença que foi agendada, pelos trabalhadores da Carris, uma greve de 24 horas para o próximo dia 10 de abril.

Além da Carris, também o Metro vai estar em greve no mesmo dia, razão pela qual se esperam complicações em Lisboa.

Na origem das duas greves (a quarta para o Metropolitano de Lisboa) está o caderno de encargos dos respetivos processos de privatização.

De acordo com o anúncio, o critério de escolha para a adjudicação da subconcessão será o preço mais baixo apresentado pelos candidatos.

"Os sindicatos e as comissões de trabalhadores não foram minimamente tidos nem achados neste processo, que foi também feito à margem dos trabalhadores", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), Sérgio Monte.

Questionado se a convocação da greve dos trabalhadores da Carris está relacionada com o pré-aviso dos funcionários do Metropolitano, Sérgio Monte explicou que "não houve articulação com o Metro", mas "como o anúncio do concurso [de subconcessão] saiu em simultâneo, achámos que seria mais fácil mobilizar os trabalhadores".

O responsável deu ainda conta de "algum receio e algum pânico" junto dos trabalhadores da Carris, sendo que "já existem movimentações na empresa de diretores a dizerem quem são os trabalhadores que ficam e os que não ficam".

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana