segunda-feira, 13 de abril de 2015

Governo de Macau não quer ultrapassar os 21 milhões de turistas anuais da China




Macau, China, 13 abr (Lusa) - O Governo de Macau prometeu hoje que pretende não ultrapassar o limite anual de 21 milhões turistas vindos da China continental, depois de já ter anunciado que gostaria de não exceder um volume total de 31,5 milhões.

Durante o debate sectorial das Linhas de Ação Governativa, o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura foi questionado acerca do anúncio de que os turistas de Shenzhen só podem, a partir de hoje, entrar uma vez por semana em Hong Kong.

Em fevereiro, Alexis Tam anunciou que gostaria de ver limitado o número de turistas que entram em Macau, já que o seu elevado volume estava a prejudicar a qualidade de vida da população, mas não concretizou de que forma esse objetivo será atingido - de acordo com o jornal Ponto Final, o secretário desloca-se a Pequim a partir de dia 20 para definir uma estratégia.

Apesar de não ter respondido diretamente se esse seria um modelo adequado a Macau, o governante citou o estudo encomendado ao Instituto de Formação Turística, que indica que Macau tem capacidade para receber entre 89 e 92 mil pessoas por dia - no entanto, durante os feriados do Ano Novo chinês, entraram diariamente na cidade 147 mil visitantes, disse o secretário.

"Não é difícil imaginar que noutros feriados também iremos receber muitos visitantes. Se a situação continuar a população vai sentir uma descida da qualidade de vida", comentou.

Alexis Tam indicou que a proposta que o Governo vai levar a Pequim segue esta linha: "Temos de encontrar um ponto de equilíbrio. Qual é? Quantos visitantes seriam mais adequados? Estamos quase no limite máximo. Queremos manter o número da China em 21 milhões e receber mais visitantes do mercado internacional".

No entanto, estes limites - de 31,5 milhões de turistas anuais, em que não mais de 21 milhões são da China - podem vir a ser alterados no futuro, quando a cidade melhorar as suas infraestruturas.

"A capacidade turística não é estável. No futuro, assim que tenhamos as novas infraestruturas concluídas, mais produtos turísticos, mais hotéis, melhores transpores públicos, quando essa rede estiver pronta, a capacidade turística poderá ser aperfeiçoada", disse.

ISG // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana