segunda-feira, 13 de abril de 2015

MACAU VAI COMPRAR TERRENOS NA CHINA PARA CONSTRUIR LARES DE IDOSOS




Macau, China, 13 abr (Lusa) - O Governo de Macau vai adquirir terrenos na Ilha da Montanha, cidade chinesa adjacente a Macau, para aí construir lares de idosos, anunciou hoje o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura.

"O Chefe do Executivo mandatou-me para negociar com os dirigentes da Nova Zona da Ilha da Montanha a aquisição de terrenos e estudar a possibilidade de aí construir lares de qualidade para idosos", afirmou Alexis Tam, durante o debate setorial da Linhas de Ação Governativa, na Assembleia Legislativa.

Segundo o governante, estas negociações foram, até agora, "satisfatórias", estando a ser acertado o preço, que será "de mercado".

Atualmente, a Ilha da Montanha já acolhe a Universidade de Macau, a única pública do território, num terreno de um quilómetro quadrado que foi cedido por 40 anos. Noutros 4,5 quilómetros vão ser instaladas empresas de Macau e já se discute a possibilidade de os residentes de Macau puderem ter casa na Ilha da Montanha, como forma de aliviar a pressão demográfica e imobiliária na cidade.

Agora, o Governo anunciou a migração de infraestruturas sociais, que escasseiam em Macau, alegadamente por falta de espaço.

"No futuro vamos ter um espaço da Ilha da Montanha para lares de idosos, para escolas, hospitais e espaços comunitários. Vamos acelerar esses trabalhos. Creio que pode dar resposta à falta de lares", disse Alexis Tam.

A possibilidade de estabelecer lares em diferentes cidades da China já tinha sido avançada no passado, mas a Ilha da Montanha terá prioridade devido à sua proximidade com Macau, assegurou o secretário.

"O Chefe do Executivo acha que a Ilha da Montanha é mesmo muito perto de Macau. As pessoas podem chegar a Macau em cinco minutos e podemos disponibilizar transportes a quem venha para serviços médicos", explicou.

ISG // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana