quarta-feira, 15 de abril de 2015

Malawi e Somália preparam repatriamento de vítimas de xenofobia na África do Sul



Registado nas últimas semanas

À semelhança do que fizeram as autoridades moçambicanas, quando apoiaram o regresso ao país das vítimas da violência xenófoba, em 2008, os governos do Malawi e da Somália estão a preparar o repatriamento dos seus cidadãos radicados na África do Sul, devido a tumultos que, nas últimas semanas, se têm registado em vários pontos da província sul-africana do KwaZulu-Natal contra imigrantes, incluindo do nosso país.

Entre Abril e Maio de 2008, o Governo de Moçambique apoiou o regresso às origens de mais de 40 mil moçambicanos vítimas da xenofobia que provocou a morte de 62 pessoas, 23 das quais moçambicanas.

Seguindo a posição de Moçambique, a Embaixada da Somália na África do Sul anunciou que está a trabalhar com vista a registar os somalis espalhados pelo país, de modo a ajudá-los a retornar ao país.

Aquela instituição diplomática pediu assistência ao Ministério sul-africano das Relações Internacionais e Cooperação, de modo a salvar a vida de milhares de somalis radicados naquele país.

A mesma iniciativa foi assumida pelas autoridades malawianas, que disseram que iriam apoiar os seus cidadãos no regresso ao Malawi, face a violência que já provocou a morte de pelo menos dois moçambicanos.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana