sábado, 18 de abril de 2015

UNIÃO EUROPEIA E UNIÃO AFRICANA EM CIMEIRA SOBRE MIGRAÇÃO CLANDESTINA




A Comissão da União Africana (UA) e a Comissão Europeia reúnem-se quarta-feira em Bruxelas, numa cimeira consagrada à questão da migração clandestina para a Europa.

Marcado há muito tempo, o encontro viu a sua agenda perturbada pelo fluxo maciço para a Europa de migrantes, vindos essencialmente de África e chegados nos últimos dias a Itália, depois de atravessarem sob risco de vida o Mediterrâneo.

Durante o fim de semana, mais de seis mil migrantes clandestinos, na sua maioria africanos, homens, mulheres e crianças, chegaram a Itália, depois de socorridos pelos navios da operação Triton, lançada pela União Europeia (UE) para supervisionar as embarcações perdidas no Mediterrâneo.

Terça-feira, mil emigrantes, essencialmente somalis e eritreus, foram salvos e acolhidos na Sicília, em Itália, enquanto mais de 500 outros morreram afogados, segundo os dados fornecidos pelos responsáveis da operação Triton.

A União Europeia diz que não pode ficar indiferente face a este drama, pelo que incluiu a questão na agenda da nova cimeira de Bruxelas.

A história complica-se pelos relatos de rixas mortais que eclodiram na noite de quinta-feira numa das embarcações, opondo cristãos e muçulmanos em plena travessia do Mediterrâneo. Segundo testemunhas oculares presentes entre os passageiros clandestinos recebidos em Itália, os muçulmanos terão atirado à água15 cristãos, que morreram afogados. Acusados de homicídio voluntário, agravado pelo ódio religioso, os supostos autores foram detidos pelos guardas costeiros italianos.

Navios transportando migrantes clandestinos partem todos os dias da Líbia.

Segundo um diplomata africano, que pediu o anonimato, a UA deverá aproveitar a ocasião para sublinhar responsabilidades dos dirigentes europeus que desencadearam a guerra contra Khadafi, cuja destituição mergulhou o país no caos, e sendo a situação aproveitada pelos passadores para fazer atravessar milhares de clandestinos.

África 21 com Agência

Sem comentários:

Mais lidas da semana