sexta-feira, 22 de maio de 2015

Moçambique."Tiram-nos sono notícias de agentes policiais que engrossam o crime" - PR




O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, repudiou hoje em Maputo o envolvimento de agentes da polícia moçambicana em atos criminais, incluindo assassínios, considerando que essa conduta "tira sono" à sociedade.

"Tiram-nos sono notícias de agentes policiais que engrossam o crime, quando agentes da polícia são apanhados em redes de contrabando de cornos de rinoceronte e marfim, bem como no tráfico de droga", afirmou Nyusi, falando após um desfile da Polícia da República de Moçambique (PRM), por ocasião do 40.º aniversário da criação da corporação.

O chefe de Estado moçambicano manifestou preocupação com relatos de cidadãos mortos pela polícia e casos de extorsão de turistas, apontando a criminalidade como o principal desafio da PRM.

"Ficamos sem sono, quando, de forma reiterada, temos informação de um polícia que atirou a matar fora da lei, incomoda-nos quando alguns membros da nossa polícia são acusados de contribuir para a retração de turistas pelo exagero no número de vezes em que são interpelados, na maioria dos casos para extorsão", sublinhou Filipe Nyusi.

O recrutamento, seleção e treinamento, destacou Nyusi, devem ser orientados pelo rigor, ética e profissionalismo, como forma de garantir que a corporação seja servida por agentes comprometidos com o combate ao crime.

"É imperioso que o recrutamento, seleção e treinamento decorram dentro do quadro legal, a nossa polícia deve criar a confiança necessária para servir de referência na sociedade, o que pressupões eficácia e eficiência", declarou o chefe de Estado moçambicano.

Ainda no âmbito das festividades dos 40 anos da PRM, o Presidente moçambicano recebeu em audiência responsáveis da polícia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), tendo apelado para a cooperação regional para o combate à criminalidade transfronteiriça.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana