quarta-feira, 10 de junho de 2015

Arranca preparação para censos 2015 em Timor-Leste, que decorre a 11 de julho




Díli, 09 jun (Lusa) - Milhares de pessoas participam no próximo mês na realização dos terceiros censos de Timor-Leste, marcado oficialmente para 11 de julho, num processo que segundo as autoridades timorenses permitirá perceber melhor as necessidades da população.

O censo é o terceiro retrato dos habitantes de Timor-Leste, depois das análises de 2004 e 2010 e abrangerá informação sobre aspetos como a dimensão da população, educação, saúde, mercado de trabalho, agricultura, água e saneamento, eletricidade, taxa de mortalidade e níveis de pobreza.

Intervindo no lançamento do Censos Nacional da População e Habitação de Timor-Leste, o Presidente da República, Taur Matan Ruak, destacou a importância do projeto para "entender as necessidades da população" timorense.

"Entender melhor os cidadãos ajuda a planear adequadamente: conseguimos desenvolver políticas e programas baseadas em informação real, para desenhar um melhor futuro para todos", disse.

O censo está a ser preparado pela Direção Geral de Estatísticas do Ministério das Finanças em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e com a agência UN Women.

Rui Maria de Araújo, primeiro-ministro, apelou à participação de todos nos censos, que permite, sublinhou, "formar uma ideia precisa das características da população".

"Participar nos censos é essencial. É um dever cívico de todos e é muito simples", explicou, destacando que a informação é tratada com confidencialidade.

Para a realização dos censos, equipas vão espalhar-se pelos 13 distritos de Timor-Leste e distribuir formulários, até 25 de julho, que detalhem informação sobre quem estava em cada uma das casas em Timor-Leste no dia 11 de julho.

O último censos, realizado em 2010, demonstrou, entre outros aspetos, o aumento populacional e do desemprego, rápida migração para a capital, mais acesso a eletricidade, televisão e telemóvel e redução do analfabetismo.

Este estudo indicou que a população de Timor-Leste aumentou 15% em relação a 2004 (data do último censo feito no país), sendo em 2010 de 1.066.582 habitantes.

Dos dados recolhidos conclui-se também que "o número de domicílios com acesso a equipamentos sociais como telefones celulares, TV e eletricidade aumentou dramaticamente", mas, em aparente contradição, "nove em cada dez famílias timorenses ainda usam lenha para cozinhar".

Do total de habitantes do país, mantinha-se em 2010 a prevalência do sexo masculino, que já se verificava em 2004, sendo que existem 541.147 homens e 525.435 mulheres.

ASP // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana