terça-feira, 16 de junho de 2015

MOÇAMBIQUE RENDE HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO MASSACRE DE MUEDA



Elias Samo Gudo, da AIM

Mocímboa da Praia (Moçambique), 15 Jun (AIM)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige terça-feira, na vila municipal de Mueda, na província nortenha de Cabo Delgado, as cerimónias centrais alusivas as celebrações do 55/o aniversário do Massacre de Mueda.

Uma nota de imprensa recebida pela AIM refere que consta do programa do Chefe de Estado, a deposição de uma Coroa de Flores em homenagem aos Mártires do Massacre de Mueda, um comício popular, visita a exposição no Centro de Interpretação do Local Histórico, entre outras actividades.

Segundo o programa do evento, um dos momentos mais marcantes será a
intervenção de uma testemunha e sobrevivente do Massacre de Mueda.

Ocorrido a 16 de Junho de 1960, o massacre constitui um dos acontecimentos que serviu de precursor do espírito de unidade e patriotismo dos moçambicanos para a luta armada contra o colonialismo português.

Estimativas indicam que o bárbaro episódio vitimou mais de 500 pessoas que apenas exigiam pacificamente a sua independência e de seu país.

O acto foi uma demonstração de que não seria possível os moçambicanos alcançarem a sua independência de forma pacífica, daí que não restava outra alternativa senão enveredar pela luta armada, iniciada a 25 de Setembro de 1964 que se traduziu na independência nacional a 25 de Junho de 1975, proclamada por Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique independente.

Esta efeméride tem um significado particular para Moçambique pelo facto de coincidir com o ano em que o país celebra o seu 40 aniversário da independência nacional, que se assinala a 25 de Junho corrente.

Em Mueda, são esperados vários titulares de órgão de soberania, membros do Conselho de Ministros, deputados da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, o decano do corpo diplomático acreditado em Moçambique e representantes de partidos políticos.


(AIM) SG/le

Sem comentários:

Mais lidas da semana