sexta-feira, 19 de junho de 2015

Portugal. SUBCONCESSÃO DA CARRIS E DO METRO JÁ TEM VENCEDOR




O Grupo espanhol Avanza venceu o concurso para subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Economia.

A escolha do grupo espanhol implica, de acordo com a mesma fonte, que o Estado conquiste uma poupança anual superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, tinha anunciado que cinco candidatos apresentaram propostas para as subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris, das quais três eram conjuntas às duas empresas.

Além da Avanza, apresentaram também uma proposta conjunta a transportadora parisiense RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) e a britânica National Express.

Na Carris estavam interessados ainda a Barraqueiro - que faz parte do consórcio que recentemente venceu o concurso para a privaeização da TAP - em conjunto a TCC (Transports Ciutat Comtal), que integra o consórcio que venceu o concurso público para a subconcessão da STCP, transportes públicos do Porto.

Para a gestão do Metro de Lisboa tinha-se candidatado ainda a francesa Transdev.

A escolha será ainda hoje explicada pelo secretário de Estado dos Transportes, Sério Monteiro, que marcou uma conferência de imprensa para as 14:30, na qual deverá apresentar o relatório preliminar do concurso.

Na quinta-feira, o secretário de Estado assegurou que, através desta subconcessão, haverá "a eliminação integral das indemnizações compensatórias" e que não haverá aumento do preço dos bilhetes.

"O valor dos bilhetes só pode aumentar [indexado] à taxa de inflação, a cada ano", disse.
No âmbito do novo quadro jurídico das concessões da Carris e do Metro, o Estado, na qualidade de concedente, fica com os poderes de estabelecer as tarifas mínimas e máximas pela utilização do serviço público.

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou na terça-feira que a autarquia irá apresentar esta semana as ações principais que estão na base das providências cautelares interpostas para travar os concursos de subconcessão do Metro e da Carris.

O Tribunal Administrativo de Lisboa aceitou, em maio, duas providências cautelares interpostas pelo município para travar os concursos de subconcessão. Mas, como a Carris e o Metropolitano entregaram ao Tribunal Administrativo uma "resolução fundamentada" no interesse público, os concursos deixaram de estar suspensos.

Em declarações à Lusa feitas no início de junho, o presidente da Transportes de Lisboa, Rui Loureiro, revelou que os contratos das subconcessões do Metropolitano de Lisboa e da Carris devem estar assinados e prontos a funcionar a partir de 15 de julho.

Lusa, em Notícias ao Minuto

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