domingo, 2 de agosto de 2015

Angola. GOVERNO RECORRE ÀS RESERVAS PARA EVITAR SAÍDA DOS CUBANOS




Dívida à cooperação cubana chegou a USD 300 milhões e a ameaça de partida preocupa executivo

O governo não teve outra alternativa se não autorizar o Banco Nacional de Angola (BNA) a recorrer às suas reservas cambiais para fazer face aos pagamentos em atraso à cooperação cubana, de modo a não se ver perante o êxodo de médicos, professores e engenheiros civis de Cuba que trabalham no país.

Segundo o semanário Expresso, o governador do BNA, José Pedro de Morais, recebeu a indicação do executivo para libertar reservas para fazer face às despesas mais prementes dos ministérios, nomeadamente o pagamento à Antex-Antillas Exportadora, empresa cubana que assegura o recrutamento e pagamento dos profissionais de Cuba que trabalham em Angola.

O atraso no pagamento foi a razão da recente visita a Luanda do vice-presidente do conselho de ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas, que terá feito ver ao governo que os cubanos poderiam ter de partir caso não começassem a ser pagas as dívidas à cooperação cubana que ascendiam já a USD 300 milhões.

Receando as consequências da partida dos cubanos – só no sistema nacional de saúde trabalham cerca de 1800 profissionais -, o governo já pagou esta semana duas prestações em atraso no valor de USD 81 milhões. O mesmo aconteceu nos institutos médios de Saúde e Agrário, que podiam ter o ano lectivo em causa se, de repente, ficassem sem os professores cubanos que neles leccionam.

Apesar dos pagamentos desta semana, a partida dos cubanos está longe de deixar de estar no horizonte, daí que os ministérios da Saúde e da Educação estejam nas últimas semanas a procurar por todos os meios encontrar verbas para pagar as dívidas, acrescenta o semanário português.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana