quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Brasil. Após críticas, humorista Eduardo Sterblitch pede desculpas por personagem 'Africano'



Andréa Martinelli - Brasil Post  

Um dia após a avalanche de críticas envolvendo o personagem 'Africano' do programa Pânico na Band, o humorista Eduardo Sterblitch pediu desculpas em um post publicado em sua página do Facebook:

Batizado de "Africano", o personagem "recebe entidades", não se comunica de forma civilizada, e é tratado como um ser primitivo. Tanto que, na legenda de suas atribuições como cozinheiro quando fez parte da sátira de MasterChef, "planta e colhe" foram as descrições.

O programa ainda lançou o "Desafio ao Africano", um convite aos espectadores e fãs do programa para fazerem uma dança mais exótica que a do personagem e usar a hashtag #DesafioAoAfricano para divulgá-la nas redes sociais.

Como forma de se organizar contra o programa, o evento "Repúdio ao racismo do personagem Africano no Pânico na Band" foi criado.

"Repudiamos a maneira nojenta em que retratam os povos da África a fim de intensificar o mito de que tudo que vem da Africa e todo seu povo não tem educação e merece gargalhadas de escárnio. Nós exigimos o fim deste quadro que não tem outro objetivo a não ser humilhar um povo e raça", afirmam os organizadores da página em texto de abertura do evento.

SeneWeb, jornal de Senegal, publicou neste domingo (9), a seguinte postagem seguida de um vídeo do personagem: “O Brasil é um país racista? Vejam como eles riem dos africanos!”

Além do pedido de desculpas de Sterblich, em nome da equipe do programa, a Band enviou um comunicado à imprensa pedindo desculpas ao público e afirma que, em 12 anos de trajetória na televisão, a atração nunca teve a intenção de ofender seus telespectadores. Confira abaixo a declaração, na íntegra:

"COMUNICADO – Programa Pânico

Uma das principais marcas do Programa Pânico é a criação de personagens, sejam eles inspirados em personalidades, profissões ou em diferentes culturas.

"O ‘Africano’, interpretado pelo humorista Eduardo Sterblitch, é uma das caracterizações presentes no quadro ‘Pânico’s Chef’, sátira do programa de culinária ‘MasterChef’. Neste mesmo quadro há caracterizações de mexicanos, chineses, árabes, entre outros.

O Programa Pânico está no ar há 12 anos na televisão brasileira e jamais teve a intenção de ofender seus telespectadores com nenhuma de suas atrações, mas sim, levar entretenimento com seu humor característico.

O Programa Pânico pede desculpas ao público que se ofendeu com o personagem".

No entanto, não há posicionamento oficial sobre a permanência, ou não, de Africano no quadro de personagens do humorístico como noticiado pelo Brasil Post BuzzFeed anteriormente.

ATUALIZAÇÃO

Nesta quarta-feira (12), o ator removeu a publicação em que pedia desculpas de sua página no Facebook.Nesta quarta-feira (12), o ator removeu a publicação em que pedia desculpas de sua página no Facebook. Ele tinha escrito: "Não sou Racista! E também estou chorando... A quem deixei triste ou pior, peço desculpas por minha IGNORÂNCIA ! Que, pelo menos, eu sirva de exemplo!Para que isso não aconteça mais."

Ainda nesta quarta (12), a Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra, ligada ao Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), encaminhou uma denúncia à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, órgão do governo federal, contra o personagem, a que chama de "afronta racial". As informações são da Veja.com.

A decisão de descontinuar Africano, interpretado por um humorista Eduardo Sterblitch vestido e pintado de preto, foi informada pela assessoria de imprensa da emissora.


Ver mais: Brasil tem programa de humor racista de TV e é denunciado por jornal do Senegal que considera o país "extremamente racista e negrofóbico".


Sem comentários:

Mais lidas da semana