quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Guiné-Bissau. INÁCIO CORREIA DENUNCIA PLANOS DO PAIGC PARA DERRUBAR GOVERNO




O primeiro-vice Presidente da Assembleia Nacional Popular, Inácio Correia, denunciou na passada terça-feira, a existência de um plano no seio do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para derrubar o governo de Domingos Simões Pereira. Inácio Correia que igualmente é um dos dirigentes do partido libertador (PAIGC), falava durante o período de antes da ordem do dia da sessão parlamentar e na qual apresentou uma carta da estratégia montada para o efeito.

O deputado mencionou oito pontos constados na “carta da estratégia montada” para o derrube do governo que são: a possibilidade da queda iminente do Governo; a necessidade de criar uma solução estável e credível para relançar o país; a criação de uma plataforma ainda no seio do PAIGC que irá suportar o próximo governo; a necessidade de refazer a política de aliança de pós-Cacheu; a incorporação no Governo de pessoas isentas de quaisquer suspeitas; a criação de um governo que consiga satisfazer todos os grupos; criar um governo de unidade nacional e o último ponto é a escolha de uma personalidade para chefiar o Governo que seja da confiança de Presidente da República.

Após a denúncia do deputado do PAIGC, o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá disse na sua intervenção que o “governo está em perigo e praticamente numa queda eminente”. Acrescentou no entanto que, no momento a queda do governo não é a solução viável para o país.

O responsável do parlamento guineense pediu aos deputados que não sejam coniventes com ninguém no país a não ser do que seja do interesse do povo. Pois, no seu entender o que é mais necessário é que haja a paz e estabilidade no país.

Lamentou ainda a situação do país, tendo afirmado que está com muita pena de alguns dirigentes do país, envolvidos num plano de vergonha e que só entristece os guineenses. Sublinhou neste particular que há muitas saídas airosas por meios de diálogo e entendimento que podem evitar a queda do governo, porque a queda do executivo não é uma solução benéfica para o país neste preciso momento.

O Democrata (gb)

Na foto: Domingos Simões Pereira, atual primeiro-ministro

Sem comentários:

Mais lidas da semana