segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Angola coloca o triplo da dívida pública no espaço de uma semana




A dívida pública colocada por Angola na última semana praticamente triplicou, face à anterior, para cerca de 190 milhões de euros, segundo dados do banco central angolano compilados hoje pela Lusa.

De acordo com o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 07 e 11 de setembro, 16,6 mil milhões de kwanzas (115,6 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 10,3 mil milhões de kwanzas (71,7 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

Ainda para a gestão corrente do Tesouro Nacional, no segmento de venda direta de títulos ao público, e no mesmo período, somam-se 329,3 milhões de kwanzas (2,3 milhões de euros) em dívida pública também colocada pelo BNA.

No total, neste período, o banco central colocou no mercado primário mais de 27,2 mil milhões de kwanzas (189,5 milhões de euros) em dívida pública, um aumento de 186 por cento face à primeira semana de setembro.

O Governo angolano prevê um endividamento público para 2015 a rondar os 20 mil milhões de dólares (17,6 mil milhões de euros), a captar também junto de investidores privados.

Este endividamento é necessário para garantir o financiamento do Orçamento Geral do Estado, compensando a quebra nas receitas petrolíferas (estimada em 50%), e distribui-se em partes iguais pelo mercado externo e interno.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana