sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Angola. SIC NOTIFICA PAI DE NITO ALVES




Fernando Baptista vai ser ouvido hoje, mesmo desconhecendo as razões da notificação

Rede Angola

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) notificou ontem o pai do activista Nito Alves, Fernando Baptista, para ser interrogado hoje, desconhecendo este as razões da convocatória. Nito Alves encontra-se internado no hospital da cadeia de São Paulo.

O pai do activista de 19 anos, detido desde o dia 20 de Junho, sob a acusação de estar envolvido na preparação de um golpe de Estado contra o presidente José Eduardo dos Santos, disse à Rádio Despertar que tomou conhecimento do processo ontem, quando estava a caminho da penitenciaria, onde visitou o filho.

“Tomei conhecimento que ele havia sido transferido para a cadeia de São Paulo, na tarde de quarta-feira e só consegui ir lá hoje [quinta-feira],  de manhã, para levar-lhe o pequeno-almoço”, conta Fernando Baptista, revelando ainda que os agentes do SIC obrigaram a sua esposa a assinar a notificação na ausência do marido.

“Quando estava em direcção à FTU, a minha esposa ligou dizendo que dois agentes da DNIC estavam em casa e os mesmos trouxeram uma notificação para assinar. Orientei a minha esposa para não assinar, mas eles exigiram que assinasse a notificação e ela assinou”, explicou Fernando Baptista.

O pai do activista foi notificado pelo SIC no processo nº 718/15-10 DNIC, que o mesmo leu à Despertar por via telefónica “por ordem do Exmo. Sr. chefe do gabinete central de operações do SIC, fica notificado o senhor Fernando Baptista, residente nesta cidade de Luanda, município de Viana, a comparecer neste gabinete localizado no bairro Neves Bendinha, rua do Andulo, defronte à igreja Santa Ana, no dia 4 de Setembro de 2015”, leu.

Ontem, o Rede Angola noticiou que outro activista, Arante Kivuvu Lopes que também está doente, segundo os familiares, foi novamente transferido para a cadeia de Calomboloca, mas sem receber qualquer tratamento médico.

Arante Kivuvu Lopes tinha sido transferido para a cadeia de São Paulo, em Luanda, no sábado para ser avaliado por causa de uma inflamação na barriga. O activista ia fazer um raio X na terça-feira, exame que depois foi adiado para hoje. Continue a ler.

Sem comentários:

Mais lidas da semana