segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Moçambique. GUEBUZA E CHISSANO DEFENDEM DIÁLOGO E INCLUSÃO



Tensão política

Os antigos presidentes da República, Armando Guebuza e Joaquim Chissano, defendem o diálogo entre os principais actores políticos e inclusão das ideias de todos os moçambicanos como soluções para a paz efectiva e desenvolvimento do país.

Estas ideias foram defendidas, sexta-feira, pelos dois antigos estadistas, que falavam à margem das celebrações do dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Com um discurso centrado em críticas ao seu antigo rival político, Armando Guebuza considerou que o problema actual da paz e desenvolvimento no país está nas tendências belicistas de Afonso Dhlakama. “As tendências belicistas do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, condicionam o desenvolvimento nacional”, acusou Guebuza.

O antigo presidente apelou ao líder da Renamo a abraçar o diálogo, priorizando o desejo dos moçambicanos, a paz, o que passa pela aceitação do encontro com Filipe Nyusi. “O presidente da Renamo devia encontrar-se com o nosso presidente (Filipe Nyusi), apresentar os problemas que tem e encontrarem as formas que possam trazer a paz efectiva, para que ele também possa dar a sua contribuição, não como um marginal que parece ser, quando se recusa a conversar com o nosso Presidente para resolver os problemas que este país tem”, disse Guebuza, apelando ao seu antigo rival eleitoral a que não ponha em causa o futuro dos milhões de moçambicanos.

O País

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana