quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Programa de apoio neozelandês a Timor-Leste ascende a 17 ME até 2019




Díli, 16 set (Lusa) - O pacote de assistência externa da Nova Zelândia para Timor-Leste ascende a 30,2 milhões de dólares neozelandeses (cerca de 17 milhões de euros) até 2019, segundo o novo orçamento divulgado pelo governo neozelandês.

Além de Timor-Leste, a Nova Zelândia tem previsto para os próximos quatro anos, na Ásia, programas específicos para a Indonésia (40,1 milhões de dólares) e Myanmar (27,5 milhões de dólares) e ainda programas de assistência adicionais de cerca de 79 milhões de dólares.

Destacando a história do seu apoio a Timor-Leste desde a independência, o Governo neozelandês sublinha que a assistência prevista para os próximos anos deverá centrar-se no "apoio à estabilidade, educação, desenvolvimento económico e crescimento do setor privado" do país.

"O aumento do financiamento vai ampliar o apoio ao desenvolvimento económico. Vamos incentivar iniciativas através do Fundo de Parcerias e responder a eventuais crises humanitárias", refere o documento.

Globalmente o programa prevê assistência no valor de mil milhões de dólares neozelandeses (563,7 milhões de euros) para o Pacifico, sendo que mais de metade será canalizada para programas de desenvolvimento económico.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana