domingo, 6 de setembro de 2015

Siza Vieira: “Comunidade Europeia está a construir uma prisão para si própria”




O mais premiado arquiteto contemporâneo português afirma que o comportamento da União Europeia face à Grécia “é lamentável” e tem sido “agudizado” com o problema dos migrantes. Segundo Siza Vieira, a União Europeia, entendida como espaço de solidariedade, “desapareceu por completo”.

Lembrando que, “depois de tanto regozijo com a queda do muro de Berlim por outras razões”, alguns países erguem muros para lidar com a vaga de migrantes, Siza Vieira alertou em entrevista.
  
Em entrevista ao Diário Económico, Siza Vieira alerta que a Comunidade Europeia está a construir uma prisão para si própria, pois esses muros funcionam ao contrário”.

Para o arquitecto português, a continuar por este caminho, a Comunidade Europeia caminha para a desunião.

Siza Vieira acredita, contudo, que ainda irão existir modificações.

“Acredito que vá haver modificação, porque, a páginas tantas, tal como os migrantes vão bater à porta, outras coisas irão bater à porta. Se não houver, a mudança mais radical seria mesmo o fim da Comunidade Europeia”, destaca.

No que respeita ao papel da Alemanha, o mais premiado arquiteto contemporâneo português lembra que “ultimamente veio a notícia de que a Alemanha ganhou 100 mil milhões de euros com a crise grega”.

“Isto diz tudo. A não transformação das decisões actuais tem muito a ver com isto. Cria-se de novo um nacionalismo e um egoísmo que são o oposto do que era a ideia utópica e romântica de Comunidade Europeia”, refere.

Esquerda – Foto: José Coelho / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana