quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ulisses Correia e Silva preocupado com nível de corrupção em Cabo Verde




Ulisses Correia e Silva reagiu com preocupação aos dados apresentados pelo Afrobarómetro sobre corrupção em Cabo Verde.

O presidente do maior partido da oposição defendeu que os resultados deste inquérito demonstram “que o nível de corrupção e a percepção que os cidadãos têm da corrupção em Cabo Verde é elevado, o que é um mau retrato para o País, com efeitos negativos na sua imagem interna e externa”.

Correia e Silva defendeu que o Governo deve tomar medidas para mudar este quadro. “Estes dados têm efeitos negativos na imagem interna e externa do país. Afecta a qualidade da nossa democracia e das instituições, afecta a nossa economia, e nós não queremos ver Cabo Verde com este tipo de retrato. É evidente que o estado da degradação institucional é um facto. Isto preocupa-nos e chamamos a atenção do Governo no sentido de reverter este quadro, porque não é nada bom para Cabo Verde”.

No entanto, Ulisses Correia e Silva não se mostrou surpreendido com os resultados do inquérito, “porque quando a percepção é generalizada quer dizer que é uma realidade. É a realidade vivida pelos cidadãos, é a realidade institucional. Estamos a falar da necessidade de uma justiça mais efectiva, da necessidade de as instituições do Estado serem mais transparentes, da gestão da coisa pública ser mais transparente, haver prestação de contas”.

A Polícia é apontada como a instituição mais corrupta do país, de acordo com os resultados desse estudo do Afrobarómetro e isso, para o presidente do MpD, é um dado extremamente preocupante, uma vez que, como afirmou, “a Polícia é uma instituição que deveria funcionar na base de confiança”. “Quer dizer que se o cidadão não tem confiança numa instituição como a Polícia, quer dizer que algo vai mal. Uma instituição que deveria ser de proximidade, deveria ser o primeiro porto seguro relativamente aos cidadãos na defesa da sua propriedade e na defesa das condições de segurança, e não fica nada bem no retrato este quadro que é aqui visto e demonstrado pelo Afrobarómetro”, reforçou ainda Ulisses Correia e Silva.

Sem comentários:

Mais lidas da semana