segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cabo Verde analisa cooperação policial na luta contra tráfico de droga em África



A cooperação policial na luta contra o tráfico de droga na rota africana é o tema de um seminário, a decorrer entre segunda e sexta-feira na cidade da Praia, Cabo Verde, numa iniciativa da União Europeia.

"Este seminário [...] visa fornecer uma visão abrangente sobre o tráfico de cocaína via África Ocidental bem como dos problemas nos países de origem, de trânsito e de destino", adianta a delegação da União Europeia (UE) em Cabo Verde, em nota.

A iniciativa tem lugar no âmbito do Programa Rota da Cocaína, lançado em 2009 por iniciativa da UE, que conta com um financiamento europeu de cerca 50 milhões de euros e abrange 38 países da América Latina, das Caraíbas e da Africa Ocidental.

A UE lembra que nos "últimos anos, cartéis de droga da América do Sul passaram a utilizar países da costa ocidental africana como rota adicional para a entrada de cocaína na Europa".

Defende, por isso, a necessidade de "reforçar as capacidades das organizações para a recolha e análise de dados relevantes", bem como "a melhoria e modernização da formação de profissionais que combatem o crime diariamente na região".

Lusa, Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana