segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Guiné-Bissau. PR VOLTA RECUSAR PROPOSTA DE ELENCO GOVERNAMENTAL



O Presidente guineense, José Mário Vaz voltou hoje, 12 de Outubro, a recusar a proposta do elenco governamental a ser liderado por Carlos Correia.

Falando aos jornalistas após um encontro no Palácio presidencial esta quarta-feira com o Chefe de Estado, Carlos Correia anunciou que este ainda reclama o afastamento da lista de alguns nomes que, segundo ele, teriam processos em andamento na justiça.

O Democrata apurou que na lista dos ministeriáveis contestados por José Mário Vaz constam os nomes do Geraldo Martins (ministro cessante da Economia e Finanças), Botché Candé (o ex-titular do Interior, figura de confiança de Simões Pereira) e Daniel Gomes (ministro cessante dos Recursos Naturais), igualmente muito próximo do líder do partido libertador.

Na proposta inicial submetida semana passada pelo Primeiro-ministro Correia ao Presidente Vaz, para além  dos nomes acima mencionados constava igualmente o de Domingos Simões Pereira para o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros, segunda figura do governo, de acordo com a orgânica aprovada no Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Entretanto da lista foi retirado o nome de Domingos Simões Pereira durante a mediação do Olesengun Obasanjo este fim-de-semana em Bissau.

A fonte de O Democrata adianta que o PAIGC depois da sua cedência sobre o afastamento do líder do partido da equipa governamental assume agora a “posição de intransigência” no que se refere aos restantes nomes.

De referir que o medianeiro da crise política, Olusegun Obasanjo deixou o país sábado a noite sem ter prestado quaisquer declarações sobre os resultados da mediação.

 O Democrata

Sem comentários:

Mais lidas da semana