quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PARCERIA ÍNDIA-ÁFRICA EXEMPLO DE MATERIALIZAÇÃO DA COOPERAÇÃO SUL-SUL



Damão Trape, da AIM, em Nova Delhi

Nova Delhi (Índia), 29 out (AIM)
O Primeiro-Ministro (PM) moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, considera que a parceria estratégia entre a África e Índia constitui um exemplo claro na materialização da cooperação Sul-Sul.

Fanado hoje, em Nova Delhi, durante a III Cimeira do Fórum Índia-África, o PM disse ser crucial, neste contexto, usar este evento para lançar as bases mais sólidas que possam imprimir uma maior dinâmica na agenda mútua e na perspectiva de lograr uma actuação que produza resultados mais tangíveis
”’.

Segundo o governante moçambicano, a implementação da Declaração e o Quadro de Parceria Estratégica, adoptados por esta Cimeira, vai exigir de todas as partes envolvidas um forte compromisso e firme vontade política para a sua efectivação.

A nosso ver, a Declaração e o Quadro deverão concentrar-se na promoção de parcerias nas áreas em que ambos os parceiros possam ter vantagens comparativas como agricultura e a industrialização, desenvolvimento do capital humano, saúde, ciência e tecnologia e desenvolvimento de infra-estruturas, recursos minerais e energia, disse.

Para o efeito, segundo Do Rosário, torna-se fundamental a necessidade de se adoptar um mecanismo de monitoria adequado que servira de instrumento de avaliação no processo de implementação das acções de cooperação acordadas.

Gostaria de reafirmar que Mocambique está pronto para trabalhar com todas as partes para a operacionalização e o alcance dos objectivos preconizados nesta Terceira Cimeira do Fórum Índia-África, assegurou.

Tal como outras personalidades que discursaram no Indira Gandhi Stadium Complex, local onde decorreu a Cimeira, o governante moçambicano defendeu a necessidade de se explorar a relação secular entre a Índia e África, que ao longo dos anos foi se consolidando no processo de implementação dos programas e projectos no quadro desta parceria.

Devemos explorar as semelhanças e valores culturais que unem os povos africanos e indiano por forma a forjar e implementar programas e projectos que respondam às nossas reais aspirações, frisou.

Para Carlos Agostinho do Rosário, no âmbito desta parceria, a África pode oferecer à Índia o seu enorme mercado e os seus imensos recursos naturais que precisam de ser convertidos em oportunidade de emprego e de renda.

Por sua vez, acrescentou o Primeiro-Ministro, a Índia pode oferecer à África os seus avanços tecnológicos adaptáveis à realidade africana, com vista a contribuir para a melhoria das condições de vida da população deste continente.

No seu discurso, Do Rosário explicou aos presentes o novo ciclo de governação em Moçambique para o período 2015/2019, cujo plano tem como enfoque a melhoria das condições de vida dos moçambicanos, por via do aumento de emprego, da produção, da produtividade e competitividade, criar a riqueza e gerar um desenvolvimento equilibrado e inclusivo.

Na ocasião, o PM disse que as prioridades em que assenta o Plano Quinquenal do Governo estão em perfeito alinhamento com as acções definidas no quadro da agenda 2063 da União Africana, nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável recentemente aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, bem como na estratégia de cooperação no âmbito da parceria Índia-África.

A Cimeira, que teve lugar hoje, é a terceira no quadro da parceria Índia-África, sendo que a primeira aconteceu em 2008, também em Nova Delhi, e a segunda em Addis Abeba, na Etiópia. Entretanto, esta terceira Cimeira foi a mais abrangente em termos de participação dos países africanos.

Nesta cimeira, as partes analisaram as melhores formas de reforçar a cooperação em vários domínios numa base de benefícios mútuos e no quadro da relação Sul-Sul.

(AIM) DT/sn

Sem comentários:

Mais lidas da semana