terça-feira, 13 de outubro de 2015

Portugal. “NÃO AVANÇÁMOS RIGOROSAMENTE NADA”, afirma Passos



Passos Coelho admitiu esta terça-feira que da reunião com António Costa nada resultou. Se o primeiro encontro correu mal, o líder do PSD considerou que esta segunda conversa com o secretário-geral acabou sem qualquer agendamento de voltarem a reunir.

Na prática, mantém-se o cenário de incógnita quanto a quem se segue na liderança de um governo.

Passos sublinhou que a coligação PSD/CDS-PP espera agora que o PS "faça chegar uma contraproposta", de modo a que se possa caminhar para "um guião" comum.

Recusando revelar se António Costa lhe transmitiu que pretende constituir uma solução governativa à Esquerda, com o PCP, Bloco de Esquerda e PEV, o presidente do PSD disse que aguarda do secretário-geral diga "se há ou não há vontade política de chegar a um entendimento".

Já António Costa considerou que o documento enviado pela coligação para esta reunião "não traduziu um esforço suficiente", "nem revela uma compreensão do quadro parlamentar em que estamos".

"Tivemos oportunidade durante a reunião de mostrar insatisfação perante o documento", disse o líder socialista, acrescentando que deu a Passos e Portas "17 ou 18 exemplos de lacuna", por o texto recebido ontem por email não ter como eixo central "o emprego".

Para Costa, PSD/CDS-PP falharam ainda ao não fornecerem "informação indispensável ao suporte financeiro", para que se pudesse compreender o impacto das "medidas que apresentaram". "Para avaliar da credibilidade", sublinhou.

Centralizando quase todas as suas palavras no documento que esteve em cima da mesa nesta reunião, António Costa avisou que pretende ultrapassar à Esquerda "um muro na democracia portuguesa que existe desde 1975".

O socialista concluiu dizendo que não é o PS que foge de um acordo com a Direita, "o tempo é que se está a encurtar". "Gostaria que o esforço que o PS tem feito tivesse igual correspondência", disse.

Nuno Miguel Ropio – Jornal de Notícias – Foto Hugo Correia / Reuters

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana