domingo, 4 de outubro de 2015

Portugal. “Os políticos deviam dizer-nos antes das eleições quem vão escolher para ministros”



O que é que os políticos nunca dizem mas deviam dizer? Em “Dito por não dito”, e agora que estamos na última semana de campanha eleitoral, o Expresso coloca a questão a personalidades de vários sectores da sociedade portuguesa - e ainda outras duas perguntas: o que é os políticos deviam saber e não sabem e o que é que deviam fazer e não fazem? Nuno Baltazar, designer de moda, responde esta quarta-feira.

mendador da Ordem do Infante D. Henrique, designer e homem de negócios, Nuno Baltazar é um dos nomes mais importantes da moda em Portugal. Nascido em Lisboa, em janeiro de 1975, iniciou os estudos de design de moda na conceituada escola CITEX, no Porto, em 1994, cidade onde reside desde a infância.

No seu percurso conta com prémios de jovens criadores, como o "Sangue Novo" e o "Porto Moda" em 1996, e a vitória consecutiva - em 1996 e 1997 - no concurso de jovens criadores da revista "Máxima". Desde 1999 é presença regular nas passarelas portuguesas e internacionais, como a Moda Lisboa, o Portugal Fashion (no Porto) e a Paris Fashion Week. Em 2013 vendeu o "Globo de Ouro" para melhor estilista, depois de ter estado nomeado em 2007 e 2011.

A marca Nuno Baltazar é sinónimo de simplicidade, elegância e feminilidade, que tem o seu apogeu em Catarina Furtado, talvez a musa maior do estilista, numa "parceria" que existe e resulta desde 2001 e que se transformou em amizade. A sua inspiração vem das viagens, das referências cinematográficas, do teatro e de personalidades que fizeram história.

Apesar de ter um nome forte no mercado nacional e internacional, Nuno sente que os governantes podiam e deviam fazer mais pelas indústrias criativas, dando o caso do Reino Unido, "onde as coisas são muito bem estruturadas, apoiadas e, principalmente, projetadas para fora do país. E isso é fundamental para Portugal, porque somos um país que sabe fazer bem, mas a ideia de marca e de país criativo é fundamental que passe para fora".

A forma como isso é feito só é possível "através de ações de promoção fora do país, parcerias efetivas e reais entre as associações têxteis e de calçado portuguesas e os criativos".

Além de vestuário, a marca tem acessórios, marroquinaria e uma linha de mobiliário e iluminação. É assim que Nuno Baltazar, designer de moda português, vai conquistando o seu mundo.

DITO POR NÃO DITO - ANDRÉ DE ATAYDE - JOÃO ROBERTO - Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana