quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PORTUGAL SEM PRESIDENTE PARA COMEMORAR A REPÚBLICA, SÓ O REINO DO CIFRÃO




Mário Motta, Lisboa

Há muito que sabemos que Cavaco não é o presidente da República mas sim o presidente de uns quantos de sua preferência, quase se pode dizer que Cavaco pirou e se julga rei. Um rei nu e coxo nas responsabilidades e deveres para que foi eleito por menos de dois milhões de portugueses eleitores num universo de 7 milhões, salvo erro.

Vai daí, o rei nu e coxo declarou que não vai estar presente nem participará nas comemorações de 5 de Outubro, dia da implantação da República há 105 anos. O que alega não importa porque são desculpas esfarrapadas, dir-se-á desculpas à Cavaco. Por esse motivo somos livres de interpretar como julgamos a razão da ausência de Cavaco reizinho. Primeiro: ele agora á monárquico. Segundo: teme repetir a façanha de hastear a bandeira nacional ao contrário. Terceiro: teme escorregar na escadaria da Câmara Municipal de Lisboa. Quarto: teme ser vaiado pelos republicanos e portugueses. Quinto: teme. Sexto: teme. Em suma, Cavaco é um rei nu, coxo e cobarde.

Ainda bem que não vai estar presente na cerimónia. Afinal ele nada tem que ver com a República, nem com Portugal. A pátria de Cavaco é o reino do Cifrão. Assim sendo, ali, nas comemorações, não faz nenhuma falta. Ao menos não polui o ambiente. (MM/PG)

Cerimónias do 5 de Outubro não vão contar com Cavaco Silva

O Presidente da República não vai estar presente nas cerimónias comemorativas do 5 de Outubro que se vão realizar na Câmara Municipal de Lisboa.

"Dado o atual momento político, o Presidente da República tem que se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias. Desta forma, não poderá estar presente na cerimónia comemorativa da Implantação da República", disse fonte oficial de Belém à agência Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, em breve a Câmara Municipal de Lisboa, que organiza as comemorações que tradicionalmente decorrem nos Paços do Concelho, apresentará o programa da cerimónia de comemoração.

A notícia foi avançada pela TVI24, que havia apurado a informação junto de fonte do município.

Saliente-se que desde que o dia da Implantação da República deixou de ser feriado, este será o primeiro ano que se irá comemorar num dia útil e será o dia seguinte às eleições legislativas.

Já em 2005, nas vésperas das eleições autárquicas, o modelo das comemorações foi diferente do habitual. As cerimónias decorreram no Palácio da Ajuda, mas contaram com a presença do então Presidente da República Jorge Sampaio, que fez uma intervenção.

Em 2009, quando as comemorações do 5 de Outubro também se realizaram em vésperas de eleições autárquicas, e já com Cavaco Silva enquanto chefe de Estado, o formato também foi alterado. O Presidente da República optou por não se deslocar à câmara de Lisboa, mas abriu ao público os jardins do Palácio de Belém, onde proferiu uma pequena intervenção alusiva aos 99 anos da Implantação da República.

Notícias ao Minuto com Lusa

Leia em Página Global mais Bocas do Inferno

Sem comentários:

Mais lidas da semana