sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Angola. Presos políticos. APENAS TRÊS ATIVISTAS COMPARECERAM NO TRIBUNAL HOJE



Julgamento prossegue com a leitura do livro de Domingos da Cruz.

“Fomos obrigados a pedir dispensa da audiência porque achamos que o juiz da causa usou um método de desgaste que levaria a que as sessões não terminassem nem hoje [ontem] nem nos próximos dias. Não é aceitável que em plena audiência de julgamento o juiz mande ler um livro por completo. A leitura do livro de Domingos da Cruz levaria no mínimo o dia todo e não é aceitável já que não é o livro que está a ser julgado. Quem está a ser julgado é o Domingos da Cruz e aceitar que se leia o livro por completo é um absurdo”, afirmou ontem o advogado ao Rede Angola.

Para David Mendes, deviam ler-se peças processuais, pelo que considera a leitura de quase duzentas páginas em plena audiência “uma manobra dilatória”. “Isto cansa os advogados, cansa os réus e deixa-nos numa situação de imprevisibilidade em relação ao tempo que o julgamento ainda levará. Deveria ser lido apenas aquilo que o juiz achasse conveniente para questionar o réu”. Continue a ler aqui.

Os 17 acusados (15 deles detidos desde há cinco meses) estão indiciados, entre outros crimes menores, da co-autoria material de um crime de actos preparatórios para uma rebelião e para um atentado contra o presidente, no âmbito de um curso de formação semanal que decorria desde Maio deste ano.

São eles: Domingos da Cruz, Afonso Matias “Mbanza Hamza”, José Gomes Hata, Hitler Jessia Chiconda “Samussuku”, Luaty Beirão, Inocêncio Brito, Sedrick de Carvalho, Fernando Tomás Nicola, Nelson Dibango, Arante Kivuvu, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Osvaldo Caholo, Manuel Baptista Chivonde “Nito Alves” e Albano Evaristo Bingo.

Rede Angola – Foto Ampe Rogério

Sem comentários:

Mais lidas da semana