quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Portugal. VISTOS GOLD: AUTORIZAÇÕES MAIS QUE TRIPLICAM EM OUTUBRO



O número de Vistos Gold atribuídos em outubro mais que triplicou (221%) em outubro, face a setembro, com a concessão de 119, num investimento de 41,6 milhões de euros, divulgou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com os dados do SEF, em setembro tinham sido atribuídos 37 Autorizações de Residência para a atividade de Investimento (ARI), mais dois do que em agosto, num montante de 21,1 milhões de euros.

Em outubro, os Vistos 'Gold' atribuídos ascenderam a 119, num investimento de 41.655.632,1 euros, mais 97% que em setembro, 112 por via do requisito da compra de bens imóveis e sete resultantes da transferência de capital.

O investimento em compra de bens imóveis totalizou 64,5 milhões de euros, o que compara com os 20,1 milhões de euros registados em setembro, enquanto a transferência de capital ascendeu a sete milhões de euros em outubro, contra um milhão de euros um mês antes.

Desde o início do ano foram atribuídos 599 Vistos 'Gold'. Em 2014, o número de ARI atribuídos ascendeu a 1.526 e em 2013 foram 494.

Desde 08 de outubro de 2012, altura em que a medida foi aplicada, até final do mês passado, foram atribuídos 2.621 vistos dourados.

Em termos acumulados, o investimento total no final de outubro era de 1.588 milhões de euros, dos quais 1.435 milhões de euros em compra de bens imóveis e 153,7 milhões de euros em transferência de capital.

Desde que a medida está em vigor, foram atribuídos 2.480 vistos por via da compra de bens imóveis e 138 por transferência de capital, enquanto o requisito da criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho, mantém-se nos três vistos concedidos.

Por nacionalidades, os chineses continuam a liderar, com um 2.087 Vistos 'gold' concedidos. Em outubro foram atribuídos 91 a cidadãos daquele país.

O Brasil totalizava 98 ARI atribuídos no final do mês passado, mais seis que em setembro, com a Rússia a registar 89 vistos concedidos (obteve mais três em outubro).

No mês em análise foram atribuídos cinco vistos a cidadãos sul-africanos, totalizando 72, e um ARI a um libanês (total de 40).

No que respeita autorizações de residência a familiares reagrupados, foram atribuídos em outubro 189 vistos, para um total de 1.046 desde o início do ano.

Desde 2013, foram concedidas 4.017 autorizações de residência a familiares reagrupados.

A 23 de fevereiro deste ano, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, apresentou as novas alterações de atribuição dos Vistos 'Gold', que alargam o investimento de estrangeiros a áreas como a reabilitação urbana ou ciência, entre outras, as quais foram publicadas em Diário da República (DR) a 30 de junho.

No entanto, o SEF suspendeu o processo de atribuição de Vistos 'Gold' a 01 de julho por falta de enquadramento legal entre o anterior e o novo regime.

A 16 de julho, o Governo aprovou o decreto regulamentar que executa as alterações. As novas medidas entraram em vigor a 03 de setembro, um dia depois do decreto regulamentar ter sido público em DR.

As alterações à atribuição dos Vistos 'Gold' surgiram depois da investigação policial 'Operação Labirinto', em novembro do ano passado, que levou à prisão preventiva de cinco de 11 arguidos por alegada corrupção, num processo que culminou na demissão do então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, do cargo.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana