sábado, 21 de novembro de 2015

Três mortos e dois feridos graves após desabamento em mina no centro de Moçambique



Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em resultado do desabamento de uma mina hoje em Gilé, centro de Moçambique, e que tinha sido vandalizada há uma semana pela população, disse à Lusa fonte do governo distrital.

Segundo Francisco Cinquenta, dos Serviços Distritais de Atividades Económicas de Gilé, província da Zambézia, é possível que mais pessoas tenham sido soterradas quando procuravam tantalite e turmalinas no monte Muiane, após o abandono da mina pela Tantalum Mineração em consequência dos tumultos recentes.

"O monte Muiane é arenoso e, quando abriram a gruta lá no interior, entraram por ali e aquilo desabou e, nesse momento, morreram três pessoas e duas ficaram feridas", descreveu à Lusa Francisco Cinquenta, acrescentando que os corpos das vítimas fatais já foram reclamados pelas famílias, o que faz supor que são de Gilé.

Segundo o responsável distrital, a própria população de Gilé iniciou operações de busca de outras eventuais vítimas, usando pás e picaretas porque as máquinas da empresa que explorava a mina foram incendiadas nas ações de vandalismo.

A mina da Tantalum Mineração, de capitais canadianos, foi vandalizada há uma semana e máquinas e instalações da empresa ficaram destruídas, num protesto da população local contra a morte de um garimpeiro, alegadamente pela polícia, durante um furto na empresa.

Citado pelo diário O País, o diretor da empresa, Chippy Shaik, manifestou a sua indignação, considerando que a segurança da sua mina estava a ser garantida pela polícia, à qual, na sua opinião, a população devia exigir explicações.

"Quem vai pagar os gastos que a empresa fez nos últimos oito anos para aquisição das máquinas?" - questionou Chippy Shaik, num prejuízo que, segundo O País, está calculado em dez milhões de dólares (nove milhões de euros), além de 70 pessoas que ficaram sem emprego.

A população de Gilé acusava ainda a empresa de não assumir a sua responsabilidade social, nomeadamente na construção de escolas e hospitais.

Após o abandono da mina, garimpeiros ocuparam o monte Muiane, desconhecendo-se o número de pessoas que se encontravam no local na altura do desabamento.

AYAC/HB // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana