quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

MOÇAMBIQUE NO “MOMENTO IDEAL PARA UMA REVISÃO” DO SISTEMA POLÍTICO



Mais inclusão de grupos sociais afastados do poder e maior descentralização de Maputo para as regiões: esta é a receita do politólogo moçambicano João Pereira para resolver a persistente conflitualidade social. 

O sistema político precisa de uma “revisão” e este é “o momento ideal” para o fazer. Porque é durante as crises que surgem as grandes mudanças.

“O processo da reconciliação falhou em Moçambique e faltaram plataformas práticas de ambas as partes. Este é o momento ideal para uma revisão”, afirmou o professor universitário moçambicano, citado pelo jornal Correio da Manhã. Pereira defende um modelo que atribua autonomias às regiões, nas decisões políticas, sociais e económicas.

Moçambique volta a estar mergulhado numa crise política, com registo de confrontos militares entre o exército e o braço armado da Renamo. Paralel amente, a situação económica e financeira tem vindo a degradar-se.

De acordo com o Africa Monitor Intelligence, as dificuldades económicas resultam de uma diminuição drástica do investimento privado, pequeno e médio em particular; a causa é sobretudo um ambiente de negócios adverso, devido à ausência de reformas nos últimos anos. Em segundo plano estão as tensões político-militares com a Renamo.

Em declarações ao Correio da Manhã, João Pereira defende que o sistema político moçambicano “está esgotado”, 25 anos após a aprovação da primeira Constituição multipartidária. A centralização do poder é o principal problema da democracia no país, a par da exclusão de algumas elites políticas. É a receita para o descontentamento popular.

“A nossa grande falha durante este período foi o facto de que não houve um projecto político realmente colectivo”, disse Pereira. A exclusão e a disparidade nos níveis de vida dos moçambicanos são elementos cada vez mais visíveis, defende. O país não pode continuar “com este sistema em que tudo é decidido em Maputo, Moçambique não é só Maputo”.

As dificuldades económicas ameaçam fazer-se sentir cada vez mais no dia-a-dia dos moçambicanos. A desvalorização acentuada do metical nos últimos meses pode vir a traduzir-se no encarecimento de bens essenciais.

África Monitor

Sem comentários:

Mais lidas da semana