segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Portugal. BANIF ESTÁ PREPARADO PARA FECHAR. ACIONISTAS PODEM PERDER DINHEIRO



Segundo avança a TVI, o Banif tem tudo preparado para o fecho do banco

A TVI apurou que o Banif irá fechar e que está tudo preparado para que tal aconteça. A parte boa irá para a Caixa Geral de Depósitos e haverá perdas para os acionstas, sendo que, em princípio, os depositantes têm o seu dinheiro assegurado. Deverá ainda haver despedimentos.

Na passada sexta-feira, o Jornal de Negócios noticiou que o Estado, que tem 60% do Banif, iria avançar para a venda do banco.

Os títulos do Banif atingiram, na quinta-feira, o valor mais baixo de sempre - 0,0009 euros - e na sexta subiram ligeiramente para os 0,014 euros.

Notícias ao Minuto

Novas regras europeias podem pôr em risco depósitos no Banif

Exemplo do Banco Espírito Santo não poderá ser replicado no banco do Funchal. Contrarrelógio para a venda da participação pública continua.

A pressa de resolver os problemas no Banif já era conhecida, mas depois dos rumores de uma provável intervenção no banco, os ponteiros do relógio parecem ser cada vez mais imperdoáveis para o banco.

orge Tomé e a restante administração estão a desdobrar-se em contactos para tentar convencer vários fundos estrangeiros a fazer uma oferta pelos 60% do capital do Banif que estão sob controlo do Estado, mas até agora, não foi apresentada qualquer proposta. A dificuldade para arranjar comprador coloca em risco a resolução antes do final de dezembro, e abre a porta a consequências graves para os depositantes e detentores de dívida sénior, graças às novas regras europeias que entram em vigor no dia 1 de janeiro.

Segundo a Diretiva de Recuperação e Resolução Bancária, os clientes com depósitos superiores a 100 mil euros e os detentores de obrigações soberanas do banco passam a ser chamados a contribuir para o resgate dos bancos em dificuldade, antes de ser injetado dinheiro público nas instituições.

No caso do BES, estes clientes ficaram imunes à resolução, mas o caso do Banif poderá ser diferente. Resta agora aguardar a decisão sobre o futuro do banco, quando chegar ao fim o contrarrelógio para tentar vender a participação pública.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana