domingo, 17 de janeiro de 2016

Angola. A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO CRITICO




FALO BARATO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS MINHAS MENSAGENS

Até porque não tenho a pinta dos grandes jornalistas que nasceram com a caneta na ponta dos dedos e estou muito longe de me comparar com aqueles raros pensólogos que ainda existem em Angola, com quem aprendi muita coisa e que foram para mim uma espécie de professores com cabeças grande tipo inguimbo onde guardam muita sabedoria.

Eles sabem quem são, e ainda bem. Por isso, pouco importa mencionar seus nomes ...

Quem pensa que sou jornalista ou analista político está enganado, sou apenas mais um entre os tantos angolanos sem papas na língua que gostam de exteriorizar tudo quanto lhes corrói a alma, tratando sempre as pedras por pedras e as flores por flores.

Não sou diferente daquelas pessoas que mesmo conscientes de que na comunicação humana não existe a objetividade pura procuram ser sempre objetivas o que nem sempre é fácil porque as vezes se acaba por misturar factos, opiniões e desejos.

Por isso deixo aqui um aviso aos leitores das minhas e outras mensagens alheias relativas aos perigos da subjetividade na comunicação humana para que leiam sempre com muita atenção ou que escutem a mensagem até ao fim mas nunca se deixem levar pela corrente das palavras. Nem minhas nem de outras pessoas, tenham elas os nomes que tiverem.

É importante saber, que muitas vezes as pessoas dizem uma coisa e queriam dizer outra, pois perante a expressão de sentimentos e emoções como bons leitores ou ouvintes devem oferecer compreensão e apoio, assim como perante a expressão de ideias devem mostrar sempre espírito critico, confrontando sempre aquilo que lêem ou escutam com aquilo que pensam e sabem.

Outra importância é não se precipitarem em aceitarem ou rejeitarem, a aprovarem ou a censurarem. Sem ingenuidade nem qualquer desconfiança disporem-se sempre a dialogar. Para isso não é preciso estarmos juntos, um ao pé do outro. Quantas vezes respondi a perguntas que me fizeram através das redes sociais, desfiz equívocos e más interpretações e nalguns casos até me auto critiquei?!

Bom resto de domingo para todos

Deus abençoe Angola e os angolanos

Fórum Livre Opinião & Justiça

Sem comentários:

Mais lidas da semana