domingo, 31 de janeiro de 2016

BOLSEIROS ANGOLANOS EM CUBA ESTARÃO SEM RECEBER APOIOS HÁ OITO MESES



Alunos denunciam atrasos de 8 meses no pagamento de subsídios e falam em caso de corrupção

Os estudantes angolanos com bolsas em Cuba estão sem receber qualquer tipo de apoio há oito meses. A denúncia chegou pelos próprios bolseiros através de uma carta publicada no jornal Folha 8, onde acusam o director do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INABE) de ocultar a situação.

Segundo os estudantes, Moisés Kafala garantiu aos pais dos alunos que os pagamentos já foram efectuados, o que “é a mais crassa mentira”.

Os bolseiros dizem estar a passar por “situações extremamente difíceis”, o que terá levado ao regresso de 15 estudantes ao país, a maioria dos quais alunos das áreas de saúde.

A carta, assinada em nome dos estudantes bolseiros em Cuba, acusa também Caetano Domingos, responsável pelo apoio ao ensino superior juvenil da Embaixada de Angola em Cuba, de nada fazer para resolver a situação.

O texto termina com a suspeição dos alunos de que o atraso nos pagamentos de bolsas fica a dever-se “à corrupção no sector”, denunciando o pagamento de subornos a membros da associação de estudantes “para não reagir e ficarem calados”.

De acordo com a Angop, o protocolo de formação entre os ministérios da Educação de Cuba e Angola formou, em 2015, 108 estudantes angolanos, graduados nas áreas de Medicina, Engenharia e Educação.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana