quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Costa em Cabo Verde. Portugal e Cabo Verde apelam a estabilidade política na Guiné-Bissau



Os primeiros-ministros de Portugal e Cabo Verde, António Costa e José Maria Neves, mostraram-se hoje preocupados com a instabilidade política na Guiné-Bissau e apelaram para que se reencontre rapidamente o caminho da estabilidade democrática.

Os dois primeiros-ministros falavam hoje na cidade da Praia numa conferência de imprensa conjunta no âmbito da primeira deslocação oficial de António Costa como primeiro-ministro a Cabo Verde.

"Não queria deixar de manifestar a nossa apreensão pelos acontecimentos recentes na Guiné- Bissau e fazer um apelo veemente a todos os agentes políticos para que seja possível encontrar rapidamente um novo caminho de estabilidade no quadro democrático que é aquele que partilhamos entre o conjunto dos países que fazem parte da CPLP"(Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), disse António Costa.

Nesse sentido, apontou Cabo Verde como "o melhor exemplo" pela "qualidade das suas instituições, da democracia e pela estabilidade do seu quatro governativo" e reforçou os apelos para que seja possível na Guiné-Bissau "reencontrar um caminho, de tranquilidade, de paz, de boa cooperação e de relacionamento entre os diferentes órgãos de soberania".

Por seu lado, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, também se mostrou "muito preocupado" com a situação na Guiné-Bissau, onde a estabilidade política e governativa está novamente ameaçada depois de 15 deputados do Partido Africano Para da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) terem deixado de responder pelo partido, que venceu com maioria as eleições de 2014.

O Governo conta ainda com a oposição do Presidente da República, José Mário Vaz.


Sem comentários:

Mais lidas da semana