quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Guiné-Bissau. USURPAÇÃO DO PODER PELA FORÇA É UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO



O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, considerou esta quarta-feira, 20 de janeiro, que a “usurpação do poder pela força é na verdade uma tentativa de golpe de Estado”.

Falando a’O Democrata na comemoração do dia dos Heróis Nacionais realizada na sede do partido em Bissau, Domingos Simões Pereira lembrou aos militantes do seu partido o dever e responsabilidade, em alusão a atual situação de crise política no país.

“Exorto os nossos militantes, simpatizantes e toda a população guineense em geral a se mobilizarem em defesa das nossas conquistas revolucionárias, a se erguerem enquanto é tempo, contra todas as formas de tirania e ditadura, pois essas são as ameaças que pendem sobre nós”, advertiu.

O líder dos libertadores assegurou que “seria uma tremenda falta de coragem e de patriotismo hipotecarmos tudo o que conquistamos até hoje, as nossas vidas e os nossos filhos, sucumbindo à vontade de uma dúzia de indivíduos que procuram a todo custo assumir o controlo absoluto do país para apagarem os traços da sua conduta criminosa do passado”.

O ex-primeiro-ministro explicou que Amílcar Cabral concebeu e materializou um projecto de sociedade, baseado num conhecimento profundo e detalhado dos povos e das circunstâncias da ocupação dos territórios da Guiné e de Cabo Verde, numa simbiose sempre dinâmica entre a utopia e o realismo, entre o que somos e o que de facto queremos ser. Cabral definiu um padrão para o homem novo que precisava emergir.

“Um homem despido de complexos, um homem física e espiritualmente são, cuja cor da pele, pertença étnica ou religiosa e mesmo condição social não seja determinante para a relevância do seu envolvimento e participação na emancipação pessoal e colectiva” asseverou.

Em nome dos combatentes da liberdade da pátria, Cârmem Pereira advertiu que os combatentes decidiram sacrificar as suas vidas para que hoje pudessemos falar duma nação livre e independente. Aproveitou ainda a ocasião para apelar aos militantes e simpatizantes do PAIGC para evitarem tudo o que pode pôr em causa a ideologia de Amílcar Lopes Cabral.

Aguinaldo Ampa – O Democrata

Sem comentários:

Mais lidas da semana