quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Heritage Foundation: MpD quer Cabo Verde no top 15 do Índice de Corrupção



O Movimento para Democracia quer Cabo Verde no top 15 a nível mundial do Índice da Corrupção da Heritage Foundation. O vice-presidente do maior partido da oposição, Olavo Correia, reagia ontem às antenas da RCV ao último relatório divulgado esta terça-feira, 2 de Fevereiro, por esta instituição que mede a liberdade económica mundial e que classificou o nosso país na 57ª posição e o considera “moderadamente livre”.

Para o MpD, a localização de Cabo Verde neste índice mostra que as medidas adoptadas pelo Governo não surtiram efeito. Olavo Correia acredita que Cabo Verde tem todas as condições para equiparar-se a países como Maurícias, que ocupa a 15ª posição é “totalmente livre”. “Temos de querer estar na mesma posição das Maurícias. Temos todas as condições para formatar a nossa posição e criar uma estrutura económica e jurídica para atingirmos o top 15 a nível mundial”, assevera.

Este dirigente ventoinha defende que este é um desafio e que, para chegarmos lá, temos de centrar o nosso olhar no futuro. Esta é aliás, afirma, a abordagem do MpD. “Temos todas as condições para chegar lá. Não queremos ser um país moderadamente livre. Queremos ser um país totalmente livre. O nosso programa de governação aponta neste sentido”, realça o vice-presidente do MpD, lembrando que nos últimos quatro anos Cabo Verde melhorou apenas três posições a nível mundial.

Para melhorar o seu score e atingir objectivos mais ambiciosos, defende que o Governo tem de acompanhar o grau de exigência em relação à aquilo que acontece no mundo. “Temos de ter um sistema judicial eficiente e célere na resposta às demandas dos cidadãos, empresas e investidores, impor limites ao endividamento e às alterações oficiais, reforçar a abertura do mercado e reduzir o peso do Estado na economia. Também despartidarizar a máquina pública e garantir uma separação efectiva entre o Governo, o Estado, a Administração Pública e a sociedade civil e avançar para um estado de burocracia zero”, enumera.

O facto do relatório do Heritage Foundation considerar que Cabo Verde regista um baixo nível de corrupção, em comparação com outros países africanos também não satisfaz o MpD. Olavo Correia defende que só quando o Estado criar as condições para que todos possam ter acesso aos arquivos correntes da máquina pública e também para evitar o nepotismo, o país dará um salto em matéria de combate a corrupção.

A Semana

Sem comentários:

Mais lidas da semana