sexta-feira, 25 de março de 2016

A LUSOFONIA EM NOTÍCIAS DA LUSA AOS OLHOS DOS DAS BOCAS DO INFERNO



Passeando pelas notícias de hoje damos conta de iniciativas interessantes em Angola. Comecemos por ali, onde também a vaca tosse.

ANGOLA É VOSSA

Revela a Agência Lusa, voa Sapo, que “Fisco angolano passa a ter lista de contribuintes com dívidas - A autoridade tributária angolana vai elaborar e atualizar uma lista com os nomes dos contribuintes com dívidas ao fisco, que passam a ser impedidos de pedir vistos ou importar e exportar mercadorias.”

Fazem bem em elaborar essa lista “negra” – aqui está uma expressão racista. Porque a lista é má chamam-lhe negra. Se fosse uma lista sobre algo bom chamavam-lhe lista branca?

Quanto à lista, ela própria, refere ali todos os caloteiros. Já agora também podiam fazer a lista dos que roubam aos angolanos. De certeza que havia imensos nomes por ali daqueles que estão no casarão presidencial ou de suas relações, e que estão no governo, e que são do MPLA. Para além de outros que são ladrões por questões genéticas. Aqui em Portugal há muitos geneticamente assim. Quase sempre são muito ricos. Coisas de Espírito Santo e congéneres.

Ainda em Angola, outra notícia revelada: “Compra e venda de divisas em Angola passa a pagar imposto ao Estado - Os bancos angolanos passam a pagar, a partir deste mês, um imposto sobre a compra e venda de divisas, equivalente a 0,1 por cento do valor transacionado, para financiar o Orçamento Geral do Estado (OGE).”

É sempre o mesmo. Impostos e mais impostos… e fome, lá por Angola, aqui por Portugal, no mundo. Eles, os políticos, os governantes, os esbulhadores, não se cansam de criar impostos. Vamos a ver e desses sai muito dinheiro para os governantes esbanjarem, para além do que os tais uns quantos ladrões roubam.

A última de Angola (por aqui) vai num olhar para os 17 ativistas, os 17 presos políticos acusados de umas cowboiadas made in regime JES. Da Lusa, também no SAPO: “Ativistas angolanos conhecem esta sexta-feira sentença judicial - Os 17 ativistas angolanos acusados em coautoria de atos preparatórios para uma rebelião deverão conhecer hoje a sentença do tribunal de Luanda, arriscando uma pena de prisão superior a dois anos.”

Pois é, que venha a sentença. Deve conter algo tipo guião para a produção e realização de uma palhaçada, de acordo com aquilo que foi o julgamento. O MPLA e o senhor JES deviam saber que quanto mais reprimem e fazem julgamentos de palhaçada, como aqueles que em Portugal e colónias eram feitos contra os que eram contra o regime colonial-salazarista e fascista mais os opositores crescem em número e em ações… até à vitória final. Pode levar dezenas de anos mas que o regime vai ser derrubado não duvidem. Entretanto roubem à vontade e paguem o que devem escrupulosamente para não constarem na lista dos caloteiros. Têm sorte por ainda não haver a lista dos ladrões, senão estariam a encabeçá-la. Pois.

Adeus Angola. Por hoje. Melhores dias virão.

Não desistam de vir aqui a estas Bocas do Inferno, iremos atualizando. (MM)

LIMPEZA GERAL EM MOÇAMBIQUE

É a seca. A Fome. E a Guerra em Moçambique. O país está a precisar de uma limpeza urgente. Nyusi sabe disso.  Limpar a FRELIMO é urgente. O banditismo está também nas suas fileiras. Simultaneamente é urgente limpar a RENAMO, não enquanto partido político mas sim o seu braço armado que mata, fere e extropia cidadãos moçambicanos inocentes que viajam pelo centro-norte do país. Enquanto Dhlakama não se convencer que para ganhar o país tem de ganhar as eleições vão continuar com os seus ataques de cobardia e nós não teremos sossego. Nyusi quer negociar a paz. Pode ler. “Presidente moçambicano reitera empenho pela busca da paz - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que o seu Governo está a fazer de tudo para o alcance da paz efetiva em Moçambique, apontando a reconciliação como condição para o desenvolvimento do país.”

A seca e a fome fazem parte cíclica do compêndio moçambicano. São as intempéries, o “El Niño” do Índico, as alterações climáticas, e a inércia dos governos em realizar obras que atenuem os efeitos daquelas malignidades sobre as populações. Tudo é uma questão de organização e Moçambique não tem tido governos preocupados seriamente em organizar o país e facilitar a vivência dos moçambicanos, como se pode ver nesta notícia: “Fome e seca provoca vaga de deslocados no centro de Moçambique - A fome e seca estão a provocar uma nova vaga de deslocados nas províncias de Sofala e Manica, centro de Moçambique, com centenas de pessoas a deixarem lares à procura de terras férteis, disse hoje à Lusa fonte estatal.”

São gastos recursos no sul do país que deviam ser aplicados no centro e no norte. A descentralização é imperiosa e urgente. Assim como a já referida limpeza geral. O país está sujo devido a determinadas cabeças sujas que vão contaminando cabeças sãs que foram ou são hoje dos poderes. Limpeza geral, presidente. É preciso coragem mas só assim singraremos.

Ao que sei haverá mais atualizações de outras lusofonias neste convite para as Bocas do Inferno. Contamos com a sua presença. Obrigado. (LV)

CABO VERDE COM “FÉ” E FELIZ

Cabo Verde está em alta. Expectante mas a apostar na mudança. Resultado das eleições dá para essa “fé”. O que não deixa de ser curioso se considerarmos que o partido vencedor nas eleições de há uma semana é muito mais conservador e – se quisermos – mais à direita que aquele que esteve no governo por década e meia, o PAICV. Vamos ver no que esta “fé”, esta esperança, vai dar.

Exatamente à volta dos resultados eleitorais podemos ler no jornal de cá Expresso das Ilhas o que disse o dirigente sindical José Manuel Vaz, em declarações à Infopress, e aquilo a que dá título o referido jornal: “Vitória do MpD evitou "profunda crise social" E avançando mais um pouco na lavra do que salientou que “garante que foi com “muita satisfação e alegria” que a central sindical assinalou a mudança política, ditada pelas eleições de domingo.” Quem diria.

Ficamos para ver. Aumento de impostos é certo, na vigência deste governo MpD. Depois escreverei sobre isso. Mas não esqueçam esta declarada “novidade”. Bom desempenho ao novo governo (MpD) é o que se deseja.

Turismo. Das novidades mesmo boas que estão a acontecer qualquer cabo-verdiano fica orgulhoso. Queremos, precisamos, ainda de mais turistas e isso está acontecendo. A taxa de ocupação está quase preenchida em pleno. Vêm aí ainda mais turistas do centro da Europa. É notícia de A Semana: “TUIFLY lança voos directos Holanda-São Vicente”. E desenvolve: “A companhia aérea alemã TUIFLY vai passar a efectuar voos directos do aeroporto de Schiphol na Holanda para São Vicente. O propósito é servir a enorme comunidade cabo-verdiana que reside naquele país. Os voos iniciam-se a partir do dia 02 de Novembro deste ano. As passagens aéreas custam a partir de 509 euros e as reservas podem ser feitas através directamente nos escritórios da Tui em Schiedam Tribunal V Spaland 69/010-4703333 ou então pelo email schiedam@tui.nl.”.

Venham a Cabo Verde. Serão muito bem-vindos e muito bem recebidos. Cabo Verde é país seguro. Turismo seguro. Sol e praias deslumbrantes. Façam uma boa viagem. Cá os esperamos.

Desporto. Não resisto a fazer aqui uma abordagem ao meu desporto predilecto, o futebol.E que orgulho nos dá um dos nossos melhores jogadores no exterior. Leia o que escreve A Semana e regozige-se: “Cabo-verdiano Zé Luís está no top dos africanos que jogam na Europa - O cabo-verdiano José “Zé” Luís Mendes Andrade está no top da lista dos africanos que jogam na Europa. A eleição é do site footafrica365.fr que classifica este jogador de futebol "como o homem do Spartak Moscow"....” O Zé é bom de bola, já sabíamos mas agora é o mundo que está ficando a saber.

Cheguei ao fim das "bocas". Pediram “texto curto, crítico e incisivo para o Bocas do Inferno”. Cumprirei? É que aqui no Página Global sou novata. Esparramei aqui Bocas do Céu em vez de Bocas do Inferno. Desculpem. É que Cabo Verde é bom, um paraíso, e os cabo-verdianos são ainda melhores e quase felizes. Fiquem para conhecer a próxima atualização destas Bocas do Inferno. Páscoa Feliz. (BC)

Sem comentários:

Mais lidas da semana